São Paulo ganha aplicativo para mapear falta d’água

Ferramenta usa geolocalização para indicar os bairros que sofrem com a seca

A Aliança pela Água, rede que reúne mais de 60 entidades entre ONGs, movimentos sociais e especialistas, lançou este mês o aplicativo “Tá Faltando Água”. A rede social chega para mapear o problema na cidade de São Paulo e motivar moradores a se unirem em busca de soluções.

O aplicativo faz uso de sistemas de geolocalização do celular ou do CEP do imóvel atingido para fazer o mapeamento. Assim como funciona no Waze, o usuário poderá denunciar a falta d’água e acompanhar em tempo real as informações postadas por outros moradores da cidade paulistana.

“Mais do que apenas chamar atenção para o tamanho da crise dentro da casa das pessoas, o aplicativo permite que as pessoas percebam a dimensão da falta d’água em seus bairros e possam se conscientizar e mobilizar em torno de soluções conjuntas”, explica Marussia Whately, coordenadora da Aliança pela Água.

Periodicamente os dados registrados no aplicativo serão divulgados em formato de relatório no site Sala de Crise, da Aliança pela Água.

O “Tá Faltando Água” será lançado em duas versões: uma disponível na internet, para ser acessada pelo navegador, desenvolvido pelo Instituto Sócio Ambiental (ISA), e outra para celulares com sistemas Android e iOS, desenvolvida por voluntários da empresa Autbank.

Fonte: Pensamento Verde