Florianópolis terá ponto de ônibus com teto verde e energia solar

Pontos de ônibus que fazem mais por quem espera

O que é? Um ponto de ônibus que gera energia solar para carregar os celulares dos usuários do espaço público enquanto eles esperam a hora de embarcar e também armazena água da chuva para irrigar seu telhado verde. Essa foi a estrutura planejada e instalada pelo núcleo de paisagismo da Associação Comercial e Industrial em Florianópolis. Aqui você fica sabendo como ela foi projetada e pode servir de modelo para que pontos de ônibus possam ter mais funções além oferecer sombra aos passageiros enquanto os veículos não chegam.

ponto de onibus

Pontos de ônibus não precisam de conexão com redes de água e energia, pois foram feitos apenas para oferecer um pouco de conforto àqueles que esperam o próximo veículo, certo? Bom, mais ou menos. Em Florianópolis um ponto de ônibus com teto verde e nichos para carregar celulares foi projetado para oferecer um pouco mais que conforto, mas sem perder a autonomia.

A estrutura foi planejada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e estará pronto para receber os primeiros passageiros em 8 de dezembro. O ponto terá 9,8 m² e quatro nichos para carregamento de celulares. Apesar das comodidades adicionadas ao ponto de ônibus, seu papel principal não foi esquecido: também haverá um painel para informar sobre as linhas que param ali e um espaço para deficientes físicos se abrigarem.

Foram utilizadas chapas de maneira plástica feitas de material reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça no forro da cobertura e os bancos. O teto verde é mantido com água recolhida pelo sistema próprio de captação de água da chuva. A energia gerada pelas placas fotovoltaicas, além de alimentarem os nichos carregando celulares, também será usada para iluminar o ambiente. O sistema possui autonomia de três dias e poderá reservar até 180 litros de água para a irrigação do teto verde.

ponto de onibus

A ideia de fazer a parada ecossustentável foi baseada em outros projetos observados pelo Núcleo de Paisagismo na Alemanha e em Nova York. O grupo concorreu à edição 2013-2015 do Projeto Empreender Competitivo do Sebrae e foi contemplado com as viagens, que fazem parte do programa. Depois de entender como os espaços urbanos como praças e linhas férreas foram ocupados fora do país, o ponto de ônibus foi projetado para ser apresentado em uma das etapas propostas pela Acif ao Sebrae.

Patrícia Carmona, uma das arquitetas do núcleo, estava fazendo um projeto para os canteiros do bairro Lagoa da Conceição que incluía pontos de ônibus com telhados verdes. Por isso, suas ideias foram usadas como base e somadas às referências trazidas das viagens. O núcleo conseguiu o apoio de empresas para financiar o projeto que foi doado sem envolvimento do poder público, mas preferiu não revelar quanto foi investido na construção da estrutura.

O protótipo do ponto de ônibus ficará em frente ao Palácio da Agronômica, a residência oficial do governador do estado de Santa Catarina. Localizado no centro de Florianópolis, ele atenderá aproximadamente dez linhas diferentes. Após a conclusão da instalação, os apoiadores do projeto farão um modelo de contrato de venda para futuras paradas do mesmo modelo.

(Por Camila Montagner, do Outra Cidade)

Fonte: EcoDesenvolvimento.org