Abrigo em Atlanta ensina sem tetos a cultivarem hortas orgânicas

Ação promove a conscientização, a sustentabilidade e a alimentação saudável para um grupo de pessoas que não tinha acesso ao tema

Um abrigo para sem tetos em Atlanta, nos Estados Unidos, vai muito além da hospitalidade e busca conscientizar os residentes sobre a importância do consumo de uma alimentação saudável. Para isso, eles aprendem técnicas de cultivo orgânico.

O abrigo observou que os residentes precisavam ter mais acesso a alimentos saudáveis e, em vez de terceirizar os produtos, incentivou-os a cultivar a sua própria horta. De acordo com Anita Beaty, diretora executiva do Metro Atlanta Task Force for Homeless, é importante compartilhar esses ensinamentos e promover treinamentos a essas pessoas, principalmente no que se refere à tecnologia verde, porque são justamente elas que estão sendo deixadas de fora do desenvolvimento sustentável.

Atualmente, a instituição conta com um jardim no terraço plantado pelos próprios moradores, que é capaz de produzir centenas de quilos de produtos de alta qualidade. Ao todo, eles são responsáveis ​​por 80 canteiros, onde produzem couve, cenoura, acelga entre outros vegetais. As ferramentas necessárias são fornecidas pelo próprio abrigo.

Descontos sobre a comida e possibilidade de emprego

Além a alimentação saudável – totalmente livre de agrotóxicos –, os residentes ganham descontos pelos lanches produzidos por eles mesmos, o que beneficia financeiramente os sem teto em curto prazo.

Os moradores que participam do programa de jardinagem aprendem noções de cultivo e habilidades de marketing. Com o projeto, é possível conseguir um certificado, o que pode ajudá-los a encontrar empregos no futuro.

Para garantir ainda mais o desenvolvimento dessas pessoas, o abrigo também fornece um espaço transitório e serviços de tratamento psicológicos, caso seja necessário.

Fonte: Pensamento Verde