Alemães criam carro elétrico que produz sua própria energia

O veículo está em fase de produção e a expectativa é de que comece a ser comercializado em 2018

A start up alemã Sono Motors projetou um carro elétrico equipado com painéis fotovoltaicos, que garantem boa parte da energia necessária para seu próprio abastecimento. A ideia usou financiamento coletivo para levantar o capital necessário para a construção do primeiro protótipo e o objetivo é de que o carro esteja pronto para vendas em 2018.

Apelidado de Sion, o veículo deve ser disponibilizado em duas versões. A primeira delas é a “Urban”, que com capacidade para rodar até 120 quilômetros com uma recarga, é ideal para andar na cidade. Ele deve chegar ao consumidor final por US$ 13 mil.

A versão “Extender” tem uma capacidade muito maior. Segundo os criadores, o carro deve ter uma autonomia de 248 quilômetros a cada recarga e a previsão é de que seja comercializado a US$ 18 mil.

Os painéis fotovoltaicos acoplados na lataria proporcionam até 30 quilômetros diários de autonomia, com recarga feita exclusivamente a partir do sol. Mas, para recarregar completamente as baterias, o carro pode ser carregado até em uma tomada doméstica comum.

Mas, não é apenas a fonte energética o diferencial do Sion. Internamente ele também tem algumas coisas bem incomuns. No lugar do ar-condicionado, por exemplo, é usado um musgo islandês, que, integrado ao ventilador, funciona como um filtro natural. O sistema filtra as partículas de poeira e poluição do ar e não requer manutenção, pois é autossustentável.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Apesar de ser compacto, o carro consegue transportar até seis pessoas e os assentos traseiros são dobráveis, para quem precisa de mais espaço no porta-malas. Ele possui Wi-Fi e Bluetooth, que garantem a integração do automóvel com qualquer smartphone.

Clique aqui para mais informações.

Fonte: CicloVivo.com.br

arquitetura sustentável