Seleção EkkoGreen – Melhores da Semana

Toda semana, as melhores notícias sobre sustentabilidade

Invenção transforma água do mar em água potável através da energia solar

água

Uma parceria entre o MIT e a empresa indiana Jain Irrigation Systems criou um método para transformar água salgada em potável. O sistema usa a eletrodiálise e tem uma explicação simples: o sal é dissolvido na água e transforma-se em partículas com cargas eléctricas positivas e negativas. Para remover essas partículas, o sistema usa membranas eléctricas que atraem as cargas como se fossem imãs.

 

 

Fonte: GreenSavers

 

Parque Brasileiro começa a ser 100% abastecido por energia solar

parque vila lobosMicrocentral de geração de energia solar, postes inteligentes capazes de gerar sua própria eletricidade a partir do sol e estacionamento coberto com mais de três mil placas fotovoltaicas.

Assim está equipado, atualmente, o Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo. O local passou por obra liderada pela Companhia Energética de São Paulo e se tornou o primeiro parque do Brasil a ser 100% abastecido por energia solar.
Fonte: The Greenest Post

China mais do que dobra capacidade em energia solar em 2016

energia solar

A capacidade instalada em energia solar fotovoltaica na China mais do que dobrou no ano passado, transformando o país no maior produtor de energia solar do mundo em capacidade, disse a Administração Nacional de Energia neste sábado.

A China pretende instalar mais de 110 gigawatts em capacidade solar no período 2016-2020, segundo o plano de desenvolvimento solar traçado pela agência de energia.

 

Fonte: Revista Exame

Adidas lança coleção de moda praia com tecido feito de plásticos do oceano

reciclagem

Após o lançamento do tênis feito com plásticos do mar, a Adidas novamente fez uma parceria com a iniciativa Parley for the oceans para criar uma coleção de moda feita a partir de redes de pesca e resíduos plásticos depositados em áreas costeiras.

O plástico do oceano é convertido num fio de nylon regenerado de alta qualidade chamado Econyl, que oferece as mesmas propriedades do nylon comum usado nas roupas de banho.

 

 

 

 

Fonte: Stylo Urbano

 

Turbina de vento “Bate Asas”como Beija-Flor para gerar energia limpa

energia eólicaTyer Wind replicou o mecanismo que permite a beija-flores manter voo sustentado em suas turbinas eólicas, que “batem asas” em movimento de 8 estágios. Para isto, contam com duas asas de eixo vertical feitas em fibra de carbono, medindo 1,6 metro cada, que convertem energia cinética dos ventos em eletricidade livre de emissões. Combinadas, as duas asas varrem 3,6 metros quadrados de área, com potência nominal de saída de 1kW.
Fonte: EcoGUia

 

Guia de Práticas Sustentáveis