Cisterna água

Como fazer uma cisterna para reduzir sua conta de água

Em tempos de seca, captar água da chuva em casa é mais do que essencial.

Há quem pense que basta colocar um balde no quintal quando começar a chover, mas não é bem assim: a técnica até funciona, mas junto com a água coleta-se folhas, insetos e outros tipos de sujeira indesejáveis.

Integrante do projeto Cisterna Já, o técnico agropecuário Edison Urbano está dedicando seus dias a espalhar por aí outro jeito (fácil e barato) de captar a água da chuva em casa: construir uma minicisterna no quintal.

O processo é mais fácil do que você imagina! Com uma bombona, uma torneira e alguns materiais simples – como tubo de PVC, tela para mosquiteiro e sacola plástica – é possível construir um coletor de água da chuva por até R$ 150.

A minicisterna tem capacidade para acumular cerca de 200 litros de água, que podem ser usados para lavar o chão, dar descarga no banheiro, regar plantas e dar banho no carro, entre outros fins não-potáveis. Com a prática, é possível reduzir a conta de água no final do mês em até 50%, garante o movimento Cisterna Já.

A iniciativa tem uma meta ambiciosa: que exista uma minicisterna na casa de cada brasileiro. E aí? Anima a fazer parte desse movimento? Confira o passo a passo teórico para fazer a minicisterna ou, se preferir, assista ao vídeo abaixo.

Fonte: The Greenest Post