App para educadores e crianças ensina a fazer brinquedos reciclados

A ferramenta serve como recurso pedagógico para professores, educadores e recreadores

Fornecer ferramentas para um brincar sem consumismo. Este é o principal objetivo da coleção Eco Toys, disponível em um aplicativo (App) desenvolvido pela Maxacali Mobile para Android. A ferramenta serve como recurso pedagógico para professores, educadores e recreadores, além de diversão para as crianças que podem ganhar um aditivo na criatividade, conhecendo diversas técnicas sobre como brincar reciclando e ajudando o meio ambiente.

“Podemos nos divertir sem ter que comprar brinquedos e semear propostas sobre como reaproveitar materiais reutilizáveis”, destaca o educador Rafael Sol, responsável pelo projeto. “Diminuir o volume de lixo é uma prioridade da humanidade, e podemos ajudar criando brinquedos com garrafas, caixas, retalhos de pano entre outros materiais”, explica ele.

O App auxilia na criação de bonecos utilizando diversos materiais como madeira, plástico, papelão e caixa de leite; desenvolvimento de maquetes, foguetes, jogos competitivos (como atividades de pontaria ou tiro ao alvo); quebra-cabeças, instrumentos musicais, e até mesmo objetos como o porta-lápis ou miçangas de jornal para a confecção de colares e pulseiras.

Para baixar o App basta escrever “maxacali” no Google Play e escolher entre os nove volumes da coleção

“Os bonecos ou fantoches podem ser estáticos ou articulados. Alguns tem corpo, outros somente a cabeça. Mostramos muitas possibilidades com rolhas de vinho e palitos em um dos capítulos. Já em outro, focamos basicamente em instrumentos musicais alternativos. Vale a pena dar um mergulho neste mundo e descobrir cada um dos aplicativos para ver qual vai servir melhor para seu filho ou atividade em sala de aula”, explica o blog do projeto.

brinquedo reciclagem

Oferecer as ferramentas
Rafael defende que educar é dar significado. “Melhor do que dar o objeto pronto, dê as ferramentas para que ascenda um conhecimento.”

“Os jovens adoram o mundo virtual com todas as suas facilidades e detalhes, e é notável o advento de diversas tecnologias a favor da aprendizagem. Alguns chamam de guia, outros de almanaque, alguns ainda chamam de manual, o que importa é que este livro de brinquedos seja compartilhado”, sugere.

Para baixar o App basta escrever “maxacali” no Google Play e escolher entre os nove volumes da coleção. Hoje exclusiva para Android, a ferramenta em breve estará disponível também para Windows Phone IOS.

 

Fonte: Ecodesenvolvimento.org