fbpx
Continua após a publicidade..

Arquiteto Italiano Cria Floresta Flutuante em Milão

Uma floresta artificial flutuante que conta com 610 plantas de 30 espécies diferentes surgiu em Milão, na semana de design de 2022.
Continua após a publicidade..

A mundialmente famosa Timberland, entre muitas inovações e peças diferenciadas, decidiu criar uma mata artificial. Em um cenário cada vez com menos verde nas cidades, nada melhor que chamar a atenção para a importância da arborização urbana.

E foi justamente essa a motivação da marca. Mostrar a importância e os benefícios da biodiversidade. E foi pensando nisso, que a Timberland apostou na ideia da floresta flutuante.

A marca escolheu o verão de Milão para aproveitar todo o frescor das árvores. Desse modo, é possível fazer com que o aroma das plantas passe pela cidade. Nesse sentido também foi criada uma estrutura própria para que os moradores sentem, descansem e recarreguem as baterias.

floresta flutuante em milão

Como não podia deixar de ser, a marca usou disso para apresentar sua nova linha voltada para a sustentabilidade. Dessa maneira, todo o percurso da floresta é cercado de QR Codes, que os visitantes podem apontar e saber mais sobre o que a marca está mostrando.

Além disso, a experiência pode ser vista online, garantindo acesso a qualquer pessoa do mundo, não apenas para os visitantes ou moradores de Milão.

Como funciona a floresta flutuante

Toda estrutura da floresta possui pontos importantes. O primeiro é chamado de “Timberloop Take Back Program”, tendo como foco incentivar os consumidores que devolvam seus tênis usados. 

Arquitetura Sustentável, noticias Europa, Itália

Esses calçados devolvidos, serão selecionados e recondicionados, seja para revender ou para desmanche. Onde algumas partes serão reutilizadas e outras serão recicladas.

O segundo é dedicado ao “GreenStride”, uma das novidades da marca. Que consiste na fabricação de solas de sapatos que conta com uma contribuição de 75% de cana de açúcar e de borracha de árvores. O que torna o solado mais confortável e bem mais leve. 

Já o ponto seguinte é o chamado “Hear & Breathe”, que aborda sobre o impacto positivo da natureza na cidade de Milão e na vida de seus moradores. A mostra expõe o conceito da floresta artificial como um ecossistema independente, que tem importante impacto na absorção de CO2.

Como a Semana de Design 2022 de Milão já terminou, o local não está mais disponível. Entretanto, ainda é possível vê-lo online. 

Mas fique tranquila, as plantas não foram descartadas e nada foi desperdiçado. A estrutura era modular, sendo facilmente desmontada, já as espécies foram doadas para o projeto de regeneração de plantas do Parque Vettabbia.

Continua após a publicidade..
Arquitetura Sustentável, noticias Europa, Itália

Um projeto administrado pelo grupo Soulfood Forestfarms Hub Italia, um entidade sem fins lucrativos que é especialista em fazer transições ecológicas de locais para novos territórios, negócios e instituições.

O artista por trás

A instalação da floresta flutuante foi desenvolvida pelo estúdio de design Stefano Boeri Interiors. Seu fundador, Stefano Boeri, é um grande entusiasta do verde nas cidades. Inclusive já fez vários projetos de florestas ao redor do mundo.

Ele espalhou várias florestas verticais pelo mundo, como França, China e Egito, entre outras importantes cidades. Inclusive, fica em Milão sua obra mais famosa, o Bosco Verticale.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Alivia Sistema Elétrico Brasileiro em Recordes de Calor

Primeira Bicicleta Elétrica com Conexão 5G e IA Chega ao Mercado

Rad Lança E-bikes com Dispositivo de Segurança Nas Baterias

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.