fbpx

Arquitetura Sustentável de Hospital em Bangladesh É Eleita a Melhor do Mundo

O hospital de arquitetura sustentável ganhou o Prêmio Internacional RIBA 2021 por oferecer um ambiente acolhedor e responsável ecologicamente.

Para que uma estrutura seja considerada uma arquitetura sustentável, é necessário que  apresente características como reaproveitamento da água de chuva, além de uma ventilação e iluminação natural. 

E foram essas algumas das características que fizeram do hospital rural Friendship Center, em Bangladesh, o campeão da edição 2021 do Prêmio Internacional RIBA.

Características do Hospital de Arquitetura Sustentável

Arquitetura Sustentável, noticias Bangladesh

O Friendship Center foi projetado pelo estúdio de arquitetura, Kasef Chowdhury/URBANA, através da doação de um terreno e verba por um filantropo local da cidade de Satkhira. 

A cidade, que tem como principal fonte de renda a pesca de camarão, se encontra praticamente alagada devido ao aumento do nível do mar. O arquiteto faz com que essa água ao redor tenha um papel fundamental no desenho do projeto.

Implementando um paisagismo criativo e sustentável, há um canal de coleta de água da chuva que permeia todo o chão do terreno, separando os vários blocos dos departamentos de internação e ambulatório.

Arquitetura Sustentável, noticias Bangladesh
A construção foi feita inteiramente de tijolos artesanais, produzidos in loco durante a construção do hospital de arquitetura sustentável
Características de design e arquitetura sustentável que auxiliam no resfriamento microclimático e, consequentemente, na recuperação e distração de pacientes e familiares, foram considerados pelo juri do Royal Institute of British Architects (RIBA) 2021

“O desenho do projeto transmite efetivamente uma sensação de proteção aos pacientes do hospital, com corredores cobertos ao redor de todos os blocos do hospital e uma série de pátios abertos, proporcionando ventilação natural em todos os lugares e regulando a temperatura de forma eficiente”, explica o arquiteto Chowdhury.

Além disso, a construção foi feita inteiramente de tijolos artesanais — produzidos in loco durante a construção do hospital de arquitetura sustentável —  fato que diminuiu custos e colocou em evidência a integração do edifício à cultura e sociedade nativas.

Prêmio do Hospital de Arquitetura Sustentável

Arquitetura Sustentável, noticias Bangladesh

Características de design e arquitetura sustentável que auxiliam no resfriamento microclimático e, consequentemente, na recuperação e distração de pacientes e familiares, foram considerados pelo juri do Royal Institute of British Architects (RIBA) 2021.

De acordo com Odile Decq, arquiteta francesa que preside a premiação, o júri achou revigorante ver um hospital com um toque tão humano e natural. 

Arquitetura Sustentável, noticias Bangladesh

Ela ainda destaca sua relevância particular devido emergência climática, sanitária e humanitária que estamos passando atualmente.

“(O hospital) aborda a questão do acesso desigual aos cuidados de saúde em todo o mundo. É uma demonstração de como a bela arquitetura pode ser alcançada por meio de um bom design quando se trabalha com um orçamento relativamente modesto e com difíceis restrições contextuais”, elogia.

Usinas de Energia Solar Atraem R$ 4 bilhões em Investimentos no Tocantins

Kits de Eletrificação Serão Fornecidos Pela General Motors

Bicicleta Elétrica: Como Funciona, Vantagens e Desvantagens (2022)