Holandês cria geladeira que funciona sem energia elétrica

O refrigerador usa a temperatura da própria terra para manter os alimentos frescos.

O designer holandês Floris Schoonderbeek é a mente por trás da criação de um refrigerador que funciona sem energia elétrica. Apelidado de Groundfridge, o equipamento foi desenvolvido a partir de conceitos primitivos, mas que solucionam um problema bem atual, que é a necessidade de preservar os recursos energéticos.

O refrigerador usa a temperatura da própria terra para manter os alimentos frescos. Ele foi construído para ser enterrado, aproveitando a própria energia natural para funcionar. De acordo com o criador, o fato de ser enterrado no chão, permite que o “frigorífico” mantenha a temperatura constante de dez a 12ºC durante todo o ano. O calor é ideal para manter vegetais, vinhos e queijos em excelentes condições.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

O Groundfridge é bastante semelhante a um abrigo. Ele pode ser instalado no subsolo de uma residência ou acima do solo, desde que esteja coberto por terra, para garantir a refrigeração. O equipamento em poliéster leve e é resistente às raízes de árvores que porventura estejam plantadas à sua volta.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Além de não utilizar energia elétrica, outro diferencial deste modelo é a sua capacidade de armazenamento, que chega a ser 20 vezes maior do que a de geladeiras comuns. Cada Groundfridge é equipado com prateleiras que podem abrigar organizadamente até 500 quilos de alimentos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O próprio Schoonderbeek explica que o sistema é uma combinação de técnicas antigas altamente eficientes com soluções atuais, Esta opção pode reduzir os gastos com energia e também pode garantir a refrigeração em locais onde as redes de distribuição de eletricidade não chegam.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fonte: CicloVivo.com.br

Guia de Práticas Sustentáveis