Produção de Energia Solar Supera as Termelétricas de Carvão No Brasil

Marca histórica de produção de energia solar foi confirmada pela Absolar

O sol do Brasil vem garantindo mais que dias agradáveis. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar fotovoltaica atingiu uma alta potência operacional em 2021, superando até a atuação de termoelétricas movidas a carvão.

Ainda de acordo com a Absolar, são cerca de 3,8 gigawatts (GW) gerados pelas usinas solares contra 3,6 GW pelo uso de combustível fóssil.

Além da potência, a energia solar possui inúmeras outras vantagens em comparação ao sistema termoelétrico a carvão, já que ela não causa impacto ambiental e é uma fonte renovável.

Os Avanços da Energia Solar Continuam!

A superação do potencial operacional da energia solar em relação à do combustível fóssil não é o único avanço do sistema.

Outro marco referente a essa energia limpa é sua posição no ranking das fontes mais utilizadas na matriz elétrica brasileira, cuja nova colocação é o sexto lugar, o que a deixa acima da energia nuclear.

Também vale ressaltar, o volume gerado por todo o país, que chega a aproximadamente 20 GW, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esta capacidade supera até a de energia eólica, que gira em torno de 12,2 GW.

Além disso, a queda nos valores da fotovoltaica vem refletindo na sua ascensão entre os leilões de energia realizados pelos governos.

Dentre os estados que mais produzem energia solar no país, destaque para Minas Gerais, Bahia e Piauí. Somente estes três estados representam a maior capacidade de energia solar gerada no Brasil.

Além das fontes renováveis já conhecias, como a solar, eólica, hidráulica, maremotriz, geotérmica, bioeletricidade, entre outras; há ainda novas vertentes que prometem ampliar as possibilidades de energia limpa no país, como, por exemplo, a energia advinda do hidrogênio e a tecnologia de fotossíntese artificial.

Veja mais detalhes sobre essas fontes renováveis:

Leia Também

No post here!