Aspen se torna a terceira cidade americana a usar energia 100% renovável

Um plano de desenvolvimento ambiental batizado de “decade-plus” foi o responsável pelas mudanças na cidade

Tornar uma cidade inteira ecologicamente correta é um desafio, leva tempo e muito planejamento, mas não é impossível. Prova disso é que mais uma cidade americana conseguir tornar sua energia 100% renovável: Aspen.

O plano previa que, em uma década, a cidade deveria mudar suas fontes de energia para energias limpas como a eólica, a solar e a de calor geotérmico. Em entrevista para o site Aspen Times, o diretor de iniciativas ambientais da cidade, David Hornbacher explicou que dentro do programa seriam permitidas energias geradas por forças da natureza, como a água, o vento, o sol e gás e aterros.

Antes de Aspen apenas Burlington e Vermont já haviam conseguido o feito e as próximas a alcançarem as metas serão Greensburg e Kansas. A transição de Aspen a 100% renovável ocorreu após a assinatura de um contrato com um fornecedor de energia elétrica gerada em parques eólicos de Nebraska. Isso eliminou o uso do carvão para geração de energia na cidade.

Além do parque eólico de Nebrasca, Aspen também conta com os parques de Dakota do Sul. A cidade ainda utiliza hidrelétricas de regiões vizinhas para prover a energia restante. Hornbacher espera poder inspirar outras cidades e regiões a essa mudança estrutural que acarreta em benefícios para toda a população. Fica o exemplo!

Fonte: Pensamento Verde