horta caseira

Como fazer uma horta em casa ocupando apenas 1 m²

Passo-a-passo que mostra como é possível fazer uma horta em casa, ocupando apenas 1 m²

Falta de espaço não é mais desculpa! O Serpar, Serviço de Parques de Lima, no Peru, criou passo-a-passo que mostra como é possível fazer uma horta em casa, ocupando apenas 1 m². A logística é supersimples. Veja na figura, abaixo, em espanhol.

horta caseira

A ideia é construir a horta em uma caixa de madeira ou no próprio chão, caso haja um jardim na casa. As estruturas verticais são feitas com tubos de ferro ou PVC e servem para sustentar as plantas de cultivo vertical. Entre elas, tomate, pepino e ervilha.

Já na parte debaixo da horta, planta-se as verduras e legumes de cultivo horizontal. Para isso, o canteiro deve ser dividido em quadrados ou retângulos do mesmo tamanho: cada espaço é designado para uma cultura diferente, a escolha do hortelão. A única regra é cultivar as plantas maiores – como brócolis, pimentão e berinjela – nas filas de trás e as menores – como alface, beterraba e espinafre – na frente, para que todas recebam a luz do sol que precisam para se desenvolver.

Alternar as plantas de colheita rápida com aquelas cujo cultivo demora mais tempo também é importante para evitar a competição por espaço.

Não tem muito segredo, não? Se o hortelão fizer tudo direitinho, a horta de 1 m² é capaz de suprir a alimentação diária de uma pessoa, garante o Serpar. Que tal tentar na sua casa?

Foto: Serpar/Divulgação