fbpx
Continua após a publicidade..

MG Tem Produção de Energia Solar Recorde e Gera 60 Mil Empregos no Setor

Produção de Energia Solar em 2 gigawatss, meta alcançada no ano anterior, só era prevista para o fim de 2022
Continua após a publicidade..

O estado de Minas Gerais vem dando exemplo a outros estados, quando o assunto é o investimento em energia solar: alcançou o marco de 2 gigawatts, produção de energia solar recorde em comparação a números esperados para o fim de 2021. 

De acordo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), esses números são o resultado da soma de geração distribuída (pequenos e médios sistemas de geração instalados em residências, comércios e industrias) mais a geração centralizada de grandes usinas.

Como se Deu a Produção de Energia Solar Recorde em Minas Gerais?

A produção de energia solar recorde de 2 gigawatts equivale a mais de R$ 9 bilhões em investimentos e geração de cerca de 60 mil empregos no estad

Segundo informações do governo do estado, a meta era de que, para o fim de 2021, fossem gerados cerca de 1,75 gigawatss de energia fotovoltaica. 

Felizmente o valor foi superado, com um resultado esperado somente para o fim deste ano: a produção de energia solar recorde de 2 gigawatts equivale a mais de R$ 9 bilhões em investimentos e geração de cerca de 60 mil empregos no estado. Dos 853 municípios mineiros, mais de 99% apresentam geração distribuída de fonte solar fotovoltaica. 

Em relação à geração centralizada — que envolve grandes cargas de energia solar produzida por usinas e parques solares —, se concentra na região norte de Minas, que faz divisa com o nordeste do país (região que tem como forte característica, a abundante quantidade de luz solar).

Energia Solar, noticias Minas Gerais

Fernando Passalio, atual secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, afirma que o atual recorde para Minas não foi somente pelo grande potencial de energia solar de parte do estado. O governo oferece benefícios fiscais e de licenciamento ambiental para a instalação de energia fotovoltaica para a população mineira.

Entretanto, o caminho para a produção de energia solar recorde não é um marco inesperado. Desde 2012, o estado manteve suas políticas assertivas em relação à sustentabilidade, investindo ao longo dos anos, em energia limpa e renovável. No momento, resta colher os bons frutos do ato pioneiro e mirar no futuro.

Fomentação do Governo Para a Produção de Energia Solar Recorde

Energia Solar, noticias Minas Gerais

Para criar mais negócios sustentáveis e fomentar a criação de empregos verdes, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) implementou o programa Sol de Minas, grande protagonista no marco da produção de energia solar recorde do estado mineiro. 

O programa tem como objetivo diversificar a matriz energética do estado a partir de projetos de geração de energia solar e ter mais empresas que fornecem bens e serviços para o setor de energia fotovoltaica.

Como reflexo da produção de energia solar recorde, está o fato de que Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir à campanha mundial “Race to Zero”

“A capacidade instalada de energia solar reforça o potencial mineiro de liderar a produção de energia solar no país, representando mais de 18% do total nacional. A geração de 2 gigawatts é uma conquista desta gestão, por meio do planejamento estratégico do Sol de Minas, projeto que tinha a meta de alcançar esse valor no fim de 2022. Batemos a meta final com 12 meses de antecedência”, destaca o secretário Passalio.

O programa foi — e ainda é — um importante ferramenta para burlar a crise energética que acometeu o país. O aumento do uso de energia solar diminui a pressão sobre recursos hídricos.

Minas Gerais na Luta Contra Emissão Zero

Energia Solar, noticias Minas Gerais

Também como reflexo da produção de energia solar recorde, está o fato de que Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir à campanha mundial “Race to Zero” que tem o objetivo zerar as formas de emissões de carbono na atmosfera. 

Continua após a publicidade..

Para isso, o estado se comprometeu a adotar esforços para reduzir e neutralizar emissão de gases de efeito estufa, além de fomentar o desenvolvimento sustentável em todo o território mineiro. 

Para isso, durante a COP 26, atualizou o Plano de Energia e Mudanças Climáticas em até 12 meses, com metas intermediárias para a redução de emissões até 2030 e medidas para zerá-las, até 2050.

Com informações de Agência Minas.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Alivia Sistema Elétrico Brasileiro em Recordes de Calor

Primeira Bicicleta Elétrica com Conexão 5G e IA Chega ao Mercado

Rad Lança E-bikes com Dispositivo de Segurança Nas Baterias

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.