fbpx
Continua após a publicidade..

ONU Pede Para que Aplicativos Promovam o não Consumo de Plástico

Isolamento social durante a pandemia aumentou pedidos delivery, o que fez crescer também o consumo de plástico.
Continua após a publicidade..

Com a pandemia do coronavírus, houve um aumento significativo de 103% nos pedidos por delivery no Brasil. E este fenômeno, fez com que o consumo de plástico descartável, também crescesse. Em função desta realidade, que a Campanha Mares Limpos, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lançou a mobilização #DeLivreDePlástico. 

O que é a Campanha #DeLivreDePlástico?

Campanha #DeLivreDePlástico
Divulgação/PNUMA

A campanha convida os consumidores que buscam por mudança, para demandar protagonismo dos aplicativos UberEats e iFood na transição para entregas livres de plástico descartável. E, além disso, promover práticas sustentáveis por parte dos restaurantes, para que sejam grandes aliados nessa campanha.

 “Vimos o consumo migrar das compras presenciais para a internet, o que demanda que os produtos e alimentos sejam entregues na casa das pessoas, sem que elas possam decidir como essa entrega é feita. Essa mudança veio para ficar e o compromisso dos aplicativos de entrega é fundamental para revertermos a tendência de intensificação do uso único de plásticos, que são utilizados uma vez e descartados, mas ficam centenas de anos no meio ambiente”, explica Vitor Leal Pinheiro do PNUMA, responsável pela campanha.

Como Está sendo Feito?

consumo de plástico ifood
Reprodução/Pixabay

Durante a campanha, o PNUMA enviou um documento aos principais aplicativos de entrega de comida, explicando os impactos causados pelos plásticos de uso único, além de algumas ações para reverter essa questão. Ainda no documento, a entidade também os convida a se comprometerem com uma série de medidas para que se tornem um serviço que não utilize plásticos descartáveis. 

Das diversas medidas sugeridas estão: 

  • a criação de filtros nas plataformas que permitam buscas por entregas sem plástico; 
  • planos de transição para embalagens mais sustentáveis com metas e cronogramas; destaques a restaurantes que façam entregas sem plástico; 
  • promoção de diálogo setorial por novas formas de embalar alimentos para delivery; 
  • e a assinatura do Compromisso Global pela Nova Economia do Plástico, promovido pelo PNUMA em parceria com a Fundação Ellen MacArthur.
consumo de plástico uber eats
Reprodução/Pexels

Além das empresas de aplicativos de entrega, foram convidadas para juntar forças à iniciativa várias organizações, personalidades e movimentos como o ator Mateus Solano, YouthClimateLeaders, Fridays for Future, Liga das Mulheres pelo Oceano, Instituto Lixo Zero, Instituto Alana, Uma Gota no Oceano, Instituto EcoSurf, Route Brasil, entre vários outros parceiros.

Usuários de aplicativos e demais consumidores que desejam participar da iniciativa, podem interagir e propagar a campanha através das redes sociais. É preciso postar nas redes sociais a imagem da comida que recebeu pelo delivery com as hashtags #QueroComidaSemPlástico e #DeLivreDePlástico, além de marcar o aplicativo que realizou a entrega e os perfis oficiais do PNUMA (@unep.pt no Facebook e/ou @unep_pt no Instagram/Twitter).

Continua após a publicidade..

Realidade do Brasil no Consumo de Plástico

lixo plástico
Reprodução/GettyImages

O Brasil é o 4º produtor de plásticos do mundo e só recicla 1,28% do total produzido, segundo dados da ONG WWF e do Banco Mundial. Além disso, estima-se que cada pessoa ingere por semana 5g de microplásticos, substâncias que levam até 500 anos para se decompor. 

Vitor alerta que esses materiais vão para aterros sanitários e, muitas vezes, chegam ao mar, contaminando as águas e entrando na cadeia alimentar. “Se Cabral tivesse trazido comida embalada em plástico, a gente ainda encontraria evidências no litoral da Bahia”.

“Pedir comida por aplicativo é sempre aquela surpresa: a gente nunca sabe se vai ser agraciado com um monte de embalagens de plástico. Precisamos de uma ação imediata dos aplicativos se queremos combater a previsão de que teremos mais plástico do que peixes no oceano em 30 anos”, conclui.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

Conheça o Ar Condicionado que Funciona Apenas com Energia Solar

Turbinas Eólicas de Eixo Vertical Que Resistem a Furacões

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.