Garrafas PET transformadas em arte por artista tcheca

A artista Veronika Richterová  da República Tcheca, passou os últimos 10 anos tentando descobrir formas de cortar, aquecer, e montar inúmeros objetos que podem ser feitos com garrafas PET, transformando-as em obras de artes como esculturas de crocodilos, passando por luminárias, espelhos e até “plantas”.

Para fazer sua primeira arte, intitulada de Plastic Bottle Art (Arte de garrafa de plástico), a artista procurava plásticos em lixeiras, e começou a estudar sobre seus componentes e formas de cada garrafa PET.

garrafa petGarrafa pet

Com o tempo notou que os modelos, cores e formas das garrafas mudavam rapidamente, e que suas garrafas PET preferidas desapareciam, enquanto outras eram lançadas no mercado. Mesmo sem ter valor, percebeu que era importante preservar os objetos para o futuro, para servir de testamento de cada época. Foi então que em 2007, junto com seu marido Michal Cihlář começaram uma coleção do material, mapeando a evolução do design das garrafas, e apontando as diferenças locais de cada país, combinando arte e sustentabilidade, fundaram o PET-ART museum. Com uma coleção de 3.000 garrafas PET de mais de 76 países, graças a ajuda de amigos que trouxeram garrafas de viagens pelo mundo todo.

Garrafa Pet

Seu fascínio por garrafas PET a inspirou à escreveu um artigo sobre elas,  A Tribute to PET Bottles (Tributo as garrafas PET), onde aborda assuntos sobre a história, usos, componentes,  métodos e processamentos das garrafas plásticas. É realmente uma arte enxergar tantas ideias criativas, no que poderia virar lixo.

garrafa pet

Sabemos que o plástico é o responsável pelo grande volume em aterros, assim como sabemos da importância que a reciclagem tem na redução do impacto ambiental causada pelo homem. Em suas obras Veronika nos mostra que tudo pode se transformar em algo belo de uma fonte reciclada e reciclável!

 

Fonte: Sustentarqui