reciclagem

Usina de reciclagem de vidro é instalada em Toledo

Empresa é a única do Brasil a realizar o ciclo completo de reaproveitamento do material

De uma experiência traumática surgiu um negócio sustentável e promissor. O projetista industrial Elton Baungarten foi contaminado por mercúrio de uma lâmpada e após se recuperar, desenvolveu um modelo de usina de reciclagem de vidro e hoje é um dos proprietários da única empresa do Brasil que realiza o ciclo completo para reaproveitamento do material. E as expectativas de crescimento são boas.

Nesta semana ele conseguiu a liberação provisória do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Com isso, a fábrica instalada no Parque Moveleiro de Toledo, pode começar a operar.

O processo de reciclagem inclui a trituração do vidro, descontaminação, derretimento do alumínio e a destinação do mercúrio.

Atualmente a fábrica já conta com 30 toneladas de material acumulado, mesma quantidade produzida mensalmente no município, mas a capacidade de reciclagem será de 100 toneladas/mês, além da produção mensal de três a quatro usinas para venda. Com isso, eles devem atender a uma demanda do mercado.

Com tantos diferenciais, desde a engenharia até o impacto ambiental, os próprios funcionários admiram e comemoram os avanços da empresa, aprovada pelo Sebrae como autossustentável.

Essa matéria foi vista em Catve.com