fbpx
Continua após a publicidade..

Ladrilhos em Impressões 3D Podem Auxiliar na Regeneração de Corais

Pesquisadores chineses criaram estruturas impressas em 3D que podem servir de base para a reconstrução natural do ecossistema.
Continua após a publicidade..

Essenciais para a vida do ecossistema marinho, a existência dos recifes de corais está com os dias contados. De acordo o Ocean Sciences Meeting 2020, nos próximos 20 anos, até 90% dos recifes de corais no mundo podem desaparecer. Pensando em reverter esse cenário desolador, uma equipe da Universidade de Hong Kong (HKU) criou os primeiros ladrilhos em Impressões 3D, para ajudar na restauração de corais locais em processo de erosão.

A equipe, formada por cientistas marinhos do Swire Institute of Marine Science (SWIMS) e arquitetos da Hong Kong University (HKU), uniram forças para construir os primeiros ladrilhos no Parque Marinho Hoi Ha Wan em Hong Kong, com esperanças de conservar os habitats marinhos. O projeto se chama Reformative Coral Habitats Project.

Conforme o projeto de impressões 3D se desenvolve, a equipe irá monitorar os locais trimestralmente. (Divulgação/Agriculture, Fisheries and Conservation Department)
Conforme o projeto de impressões 3D se desenvolve, a equipe irá monitorar os locais trimestralmente. (Divulgação/Agriculture, Fisheries and Conservation Department)

“O Parque Marinho é um ponto de encontro da biodiversidade local. Ele é responsável por mais de três quartos dos corais formadores de recifes em Hong Kong e mais de 120 espécies de peixes. No entanto, nos últimos anos, a deterioração gradual do habitat do coral, um processo conhecido como bioerosão, juntamente com o branqueamento do coral e eventos de mortalidade em massa em 2015-2016, estão colocando o futuro da comunidade de coral em risco”, revela um comunicado de imprensa da HKU.

Como São Instalados os Ladrilhos em Impressões 3D?

ladrilho impressão 3d
(Divulgação/Agriculture, Fisheries and Conservation Department)

O Reformative Coral Habitats imprime ladrilhos hexagonais de argila que imitam a forma natural do coral-cérebro. Eles foram especialmente criados através de um método de impressões 3D de argila robótico com um tipo genérico de terracota.

Os materiais usados ​​para sua criação são conhecidos por serem mais ecológicos e mais amigável do que os métodos tradicionais de restauração de recifes de coral.

corais artificias
(Divulgação/Agriculture, Fisheries and Conservation Department)

Vriko Yu, uma estudante envolvida no projeto, conta que os ladrilhos de recife atuam como um “substrato que pode facilitar a restauração de corais, enquanto conserva a biodiversidade local”.

Todos eles foram instalados em uma área de aproximadamente 40 metros quadrados, o correspondente a três locais selecionados dentro do Parque Marinho, incluindo Coral Beach, Moon Island e uma baía protegida perto do WWF Marine Life Center. No total, foram impressas 128 peças, com 65cm de diâmetro e cerca de 20kg. 

Futuro do Projeto dos Ladrilhos em Impressões 3D

A área restaurada em Ladrilhos de Impressões 3D é ainda pequena para a situação dos corais. (Divulgação/Agriculture, Fisheries and Conservation Department)
A área restaurada em Ladrilhos de Impressões 3D é ainda pequena para a situação dos corais. (Divulgação/Agriculture, Fisheries and Conservation Department)

Conforme o projeto de impressões 3D se desenvolve, a equipe irá monitorar os locais trimestralmente, coletando dados sobre a quantidade de corais que se fixam nas telhas e os níveis de biodiversidade nos recifes em desenvolvimento.

Embora ainda esteja em seus estágios iniciais, o sucesso do projeto até agora é um avanço positivo em direção à preservação e conservação marinha em Hong Kong. 

Yu espera que o projeto incentive e inspire outras cidades a preservar e restaurar seus recifes locais. “Se pudermos fazer isso em Hong Kong, acreditamos que outras metrópoles também podem fazer isso”, comemora.

Continua após a publicidade..
corais crescendo em ladrilhos 3d
(Divulgação/Agriculture, Fisheries and Conservation Department)

Na visão de David Baker, diretor da SWIMS e professor associado, a área restaurada em Ladrilhos de Impressões 3D é ainda pequena para a situação dos corais. “Contudo, até mesmo pequenas manchas de corais podem aumentar a biodiversidade local, criando um lar para outras espécies, e pequenas manchas podem ser muito importantes a longo prazo, gerando propágulos – corais bebês que podem se estabelecer em áreas próximas, espalhando os corais naturalmente em nossa área”, observa.

Três espécies de corais foram escolhidas para a pesquisa: Acropora, Platygyra e Pavona. Juntas, essas espécies criarão um habitat diversificado para outras espécies marinhas.

A equipe agora espera criar novos designs adicionais para fixação de corais e que o uso deste novo método com ladrilhos de recifes ajude a conservar a biodiversidade e restaurar sistemas degradados de recifes de corais de todo o mundo.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.