10 Maneiras De Economizar Energia Dentro De Casa (Guia 2021)

Conheça a lista com 10 dicas fáceis e práticas para você economizar energia na sua casa.

Economizar energia elétrica é essencial, não apenas para contribuir para a redução de gastos, mas também para preservar o meio ambiente.

Para economizar energia dentro de casa, é preciso que ocorra um senso comum entre toda a família. Só assim, a economia real poderá ocorrer e assim contribuir para a economia familiar e para o meio ambiente.

1 – A economia começa com uma pequena reforma

Pode parecer estranho mais para economizar eletricidade, algumas mudanças na decoração da sua residência, poderão ser necessárias. Assim, a primeira mudança está relacionada às cores da sua casa. Cores escuras tendem a refletir menos a luz. O que deixa os ambientes mais escuros, precisando de mais iluminação artificial.

Sendo assim, se suas paredes têm cores escuras, o primeiro passo é mudar para cores mais claras. Quanto mais clara, mais as paredes irão refletir a luz. Assim, necessitam de uma quantidade menor de luz artificial. 

Outro ponto, relacionado a estrutura da casa, é o tamanho das janelas. Quanto maior for o tamanho do cômodo, mais janelas serão necessárias para ter uma iluminação natural de qualidade. 

Prefira janelas com 1 metro e meio ou com dois metros, cômodos muito grandes coloque duas janelas com um metro e meio. Assim você garante uma maior luminosidade. Aliás, se o cômodo tiver cortinas, mantenha elas sempre abertas para garantir a iluminação total do local.

2 – Trocando as lâmpadas da residência para economizar energia dentro de casa

Para economizar energia dentro de casa, é importante trocar as lâmpadas. Prefira os modelos de LED ou as fluorescentes. Além de melhorar a iluminação da sua casa, elas têm um gasto muito menor em comparação às demais lâmpadas. 

Sendo, assim, 20% do consumo de energia de uma residência está relacionado ao uso das lâmpadas. Em relação ao consumo, as lâmpadas de LED economizam 80% a mais que as lâmpadas comuns. Já as fluorescentes economizam cerca de 30% em relação às incandescentes. 

Outra troca que ajuda na economia, são as células fotoelétricas, que são lâmpadas que acendem apenas no período noturno. Esses modelos são ideais para áreas como jardim e varandas. 

A luminária solar é outra opção para áreas externas. Já que elas carregam com a luz solar durante o dia, e utilizam essa energia para manter acesa a lâmpada à noite. 

3 – Fique de olho nos eletrodomésticos e eletrônicos da sua residência

Esse é um outro item que merece a atenção quando falamos de formas de economizar energia dentro de casa. A primeira providência relacionada a esses aparelhos, é desligá-los da tomada quando não estão sendo utilizados!

O famoso stand-by gasta cerca de 5% de todo o consumo mensal dentro da sua residência. Entre os que mais consomem estão a TV e o microondas. Sabe o receptor de tv a cabo? Só ele, ficando ligado direto, representa um gasto de R$100 anualmente!

 Agora falando dos vilões do consumo, é o chuveiro elétrico! Por isso, a recomendação é sempre utilizar o aparelho na seleção verão! E não apenas isso, tente reduzir o tempo de banho e desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e o cabelo.

A máquina de lavar, assim como o ferro de passar, devem ser utilizados de forma cumulativa. Ou seja, deixe acumular a quantidade máxima de capacidade para utilizar. 

Lave a roupa na máquina quando a quantidade atingir o nível máximo, assim você pode economizar energia e água. O mesmo vale para a máquina de lavar louças. 

Outros aparelhos domésticos como computadores e impressoras, também não devem ficar ligados em stand-by. Quando não estiver utilizando, mantenha todos esses aparelhos desligados. 

4 – Sempre verifique os estados dos seus aparelhos!

Além dos cuidados anteriores que citamos, ficar de olho no estado de conservação dos aparelhos também ajuda na economia! Verifique sempre o estado das borrachas de vedação da geladeira. Caso estejam ressecadas, faça a troca imediatamente. 

Entretanto, não se esqueça de verificar a posição do fogão em relação a geladeira. Apesar de ser prático um perto do outro, ambos próximos demais podem interferir em seus funcionamentos. 

Isso porque, o calor do forno pode exigir que a geladeira trabalhe mais, como consequência consuma mais. Não se esqueça ainda de tirar tudo o que irá utilizar da geladeira de uma vez só. E também não coloque alimentos quentes no refrigerador.

5 – Faça o controle da intensidade da luz para economizar energia dentro de casa

Outro aparelho que pode contribuir para a redução do consumo é o dimmer. Afinal, nem sempre precisamos utilizar 100% da iluminação de um ambiente. Em alguns ambientes como halls, lavabos ou lugares que não há muito movimento, esse controle é ideal.

Assim, além de deixar o ambiente mais gostoso e acolhedor, você irá reduzir o consumo de luz. Os sensores de presença também são ótimos para evitar que a luz fique acesa em um ambiente desnecessariamente.

6 – Ar condicionado o vilão para economizar energia dentro de casa

Apesar de ser uma delícia ter um ambiente com a temperatura controlada. O ar condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia.

Aliás, mantenha o aparelho desligado sempre que possível. Não esqueça que para seu funcionamento acontecer de forma eficiente, mantenha portas e janelas sempre fechadas.

Mantenha as saídas de ar sempre livres de obstrução e a parte externa do aparelho deve ficar protegida do sol. Manter a manutenção dos filtros do aparelho também é essencial para a economia. 

7 – Verifique sempre o consumo, antes de comprar um aparelho

Para economizar energia dentro de casa, é importante trocar os aparelhos que possuem um alto consumo por um de baixo. No momento da compra do produto observe que a maioria dos eletrodomésticos têm o índice de consumo do aparelho.

Sempre opte por produtos que estão na categoria A, esses são os mais eficientes relacionados ao consumo. 

8 – Instale um sistema solar

Com toda a certeza essa é uma das melhores formas de economizar energia dentro de casa. Apesar de ser um investimento alto inicialmente, com o tempo ele será totalmente recuperado! 

Existem sistemas de menor custo para o aquecimento da água através da energia solar. Evitando o uso do chuveiro elétrico, o que gera uma boa redução. Por isso, procure uma empresa especializada na instalação de painéis solares e consulte.

9 – Use Panos de Vidro

Os panos de vidro são pequenas áreas de vidros que podem ser instalados, geralmente em cima das portas, ou em partes do corredor, para aumentar a luminosidade do ambiente.  

10 – Telhas de vidro ou transparentes

Aliás, se em sua residência houver a possibilidade da instalação desse tipo de telha, é sempre uma boa opção. Nesse modelo de telha a luz solar entra com muito mais facilidade dentro do ambiente. Evitando assim, o uso constante de luz artificial. 

Conclusão

Bom, agora que você sabe as melhores dicas de como economizar energia dentro de casa, que tal começar a colocar em prática?

http://www.rioverde.com.br/empreendimentos-imobiliarios/formas-de-economizar-energia/