Casa De Baixo Custo É Construída em 2 Dias

Empresa de Blumenau, voltada para a arquitetura sustentável, busca investidores para estruturar linha de produção da casa.

A empresa blumenauense Rux Metalúrgica para Arquitetura criou o primeiro protótipo de uma casa de baixo custo montada em até dois dias, no modelo de arquitetura sustentável. O projeto ganhou forma após uma sessão de consultoria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

De acordo com Jairo Rux, proprietário da empresa, o objetivo agora é atrair investidores que estejam dispostos a colaborar com o planejamento estrutural da futura linha de produção das casas de baixo custo.

A Arquitetura Sustentável da Casa

A Rux, que nasceu no começo dos anos 2000 como uma serralheria, vem desenvolvendo projetos para shoppings e a construção de portões industriais, comerciais e residenciais. Já com a expertise em metalúrgica, encontrou na arquitetura sustentável uma forma de conceber um modelo de casa sob medida, a baixo custo e tempo recorde de construção. 

De acordo com Jairo, a casa é formada por um conjunto de módulos que podem ser combinados para formar diferentes tamanhos de residência, como se fossem peças de Lego. “O desafio é industrializar a casa, com um modelo prático”, diz Jairo.

A menor combinação deste modelo, tem cerca de 20 metros quadrados. Para a construção de uma casa com 35 metros quadrados, são necessários de 30 a 40 dias, com um valor estimado em R$ 96 mil reais. 

Como a Casa é Construída

A base de toda a estrutura é de aço, mas suas paredes são revestidas de painéis termoacústicos (com instalações hidráulicas e elétricas) e já sai pronta de fábrica para ser transportada. Na etapa final, são realizados os fechamentos, com a aplicação de vidros, paredes externas e o telhado.

Ela pode ser implantada sobre pilares, se a necessidade de construir lajes e grandes fundações. O que fica por conta do cliente, são os acabamentos internos como papeis de paredes e colocação de pisos.

A maior vantagem de se adquirir um modelo da “casa lego” é a grande agilidade de entrega, afinal os módulos já são pré-fabricados. Com isso, a construção das casas não dependem do tempo bom (ou seja, não ficam reféns caso chova). 

Outro frande trunfo é a possibilidade de se mudar a estrutura de lugar. Segundo Jairo, “esse modelo pode atrair tanto pessoas que querem uma moradia de baixo custo para sair do aluguel quanto investidores dispostos a locar esses imóveis em condomínios ou casas de campo”, diz.

Arquitetura Sustentável da Casa

Como é uma casa nos moldes da arquitetura sustentável, a montagem gera menos resíduos (caso sobre, ainda é reciclável) o que reduz o impacto ambiental. 

Além disso, a estruturação dos modelos prevê a implantação de placas fotovoltaicas (energia solar) como fonte de eletricidade.

Leia Também

No post here!