Empresa Cria Potencializadora de Bateria Que Dobra Autonomia

Novo método para dobrar autonomia de carros elétricos ainda utiliza lítio, porém sem grafite do ânodo

Ainda que os novos lançamentos de carros elétricos impressionem com autonomias superiores, como o Tesla Model S Plaid Plus, ainda hpa quem promete superar essa conquista. Uma empresa chinesa criou uma bateria com sal que dobra a autonomia de carros elétricos.

A nova tecnologia é criação da SES, que substitui o grafite de ânodo (responsável por receber íons de lítio no carregamento) por ânodo de lítio de metal puro, componente bem mais leve, pequeno e mais eficiente no processo de carregamento.

Como Funciona a Potencializadora de Bateria Para Carros Elétricos

De acordo com Qichao Hu, CEO da SES, um dos maiores problemas da nova empreitada era evitar que se formassem detritos durante o carregamento. 

Porém, a empresa criou uma abordagem híbrida que reveste o ânodo com composto proprietário junto a um eletrólito líquido saturado formulado com sal, de forma a garantir a segurança da bateria dos carros elétricos.

Ainda segundo Hu, o novo líquido com base de sal é bastante estável em metal líquido, além de ser não volátil, não inflável e não orgânico, o que aumenta o ciclo de vida da bateria de carros elétricos.

“Esta capacidade de produção piloto em nossa instalação em Xangai garantirá que a SES estará preparada para atender às necessidades de fornecimento de eletrólitos para nossas baterias híbridas de metal de lítio. Nossa capacidade de produção piloto de eletrólito é um facilitador chave para o desenvolvimento da SES de baterias híbridas de metal de lítio de tamanho automotivo que irão alimentar a próxima geração de veículos elétricos.”

— Qichao Hu, fundador e CEO, SES

Futuro da Potencializadora de Bateria Para Carros Elétricos

No início de 2021, a SES anunciou a assinatura de acordos de desenvolvimento conjunto com a General Motors e Hyundai Motor Company. 

Esses acordos são um sinal de confiança na tecnologia híbrida de metal de lítio da SES, já que ela é a única empresa que trabalha com a nova tecnologia.

Essa conquista ajudará a SES a acelerar seu desenvolvimento de célula de bateria automotiva para parceiros automotivos atuais e futuros.

Juntamente ao software de monitoramento de IA — que monitora continuamente e mantém a segurança da bateria —, essas baterias inteligentes são projetadas para atender às demandas dos fabricantes de carros elétricos que procuram introduzir baterias com alta densidade de energia e longo alcance.

Leia Também

No post here!