fbpx
Continua após a publicidade..

Carros Elétricos No Brasil: Quanto Custam e Quais Tipos (+20 Modelos)

Neste artigo vamos te contar tudo sobre carros elétricos no Brasil e ainda te ajudar a escolher o melhor modelo para o seu dia-a-dia. Confira!
carros elétricos no brasil 2(capa)
Continua após a publicidade..

Nos últimos anos houve um aumento crescente nas notícias sobre os carros elétricos, mas você sabe como funciona essa tecnologia e quais modelos estão disponíveis no Brasil? Com toda certeza, os carros elétricos ainda causam um certo receio entre os motoristas brasileiros. 

Já que por aqui os modelos disponíveis ainda são caros e não existem postos para abastecimento. Entretanto, é importante que você se informe e entenda mais sobre o funcionamento desse modelo de carro. Pois, essa é uma tendência que veio para ficar e será cada vez mais comum no nosso dia a dia.

Os primeiros carros elétricos no Brasil

Por aqui o primeiro carro elétrico demorou alguns anos para surgir. Somente em 1969, é que o engenheiro mecânico e eletricista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel produziu o primeiro carro 100% nacional elétrico

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel

O primeiro carro elétrico no Brasil foi o Itaipu E150, tinha apenas 2 lugares e era inspirado em formas geométricas. Pesava 460 quilos, dos quais 320 quilos eram apenas das suas baterias, cada bateria tinha 3,2 kW e geravam cerca de 4,2 cavalos de potência. 

gurgel itaipu elétrico

A velocidade máxima do modelo não ultrapassava os 30 km/h. O protótipo foi apresentado no Salão do Automóvel em 1974 e era para ser produzido em série em 1975, com um preço aproximado de R$ 60 mil a unidade.

Entretanto, o modelo sofreu com os problemas típicos dos carros elétricos, peso excessivos das baterias, tempo de recarga e a pouca autonomia. O Gurgel Itaipu não ultrapassava os 50 km e levava cerca de 10 horas para uma recarga total das baterias.

Isso acabou inviabilizando a produção do protótipo e suas 27 unidades fabricadas, acabaram sendo vendidas para colecionadores. Mas, Gurgel não desistiria, em 1980 ele apostou no Itaipu E400, um furgão elétrico. O modelo tinha 11 cavalos de potência, uma autonomia de 80 quilômetros e as mesmas 10 horas para recarregar.

gurgel itaipu e400

Entretanto, esse modelo teve uma vida mais longa, fez parte da frota das empresas como Telesp Telebrás e teve mil unidades produzidas até 1982. Mas, sem o apoio do Governo Federal para o desenvolvimento de bateria mais leves e eficazes, Gurgel acabou abandonando o projeto de carros elétricos.

Quais são os tipos de carros elétricos existentes no Brasil?

Basicamente, os carros elétricos têm como principal fonte de energia a eletricidade. Porém, outros modelos podem usar outros combustíveis para realizar algumas ações determinadas no veículo.

configuração do motor em carros elétricos
  • Plug-in electric: esse modelo usa somente a energia elétrica como fonte de energia e precisa ser recarregado na tomada.
  • Plug-in hydrid: nesse modelo o carro funciona com a eletricidade e com combustão, assim caso a energia acabe, você pode continuar usando o carro com o combustível.
  • Hydrid electric: aqui o carro funciona com combustível prioritariamente, mas pode funcionar com a energia elétrica. Entretanto, o modelo não é recarregado em uma tomada, ele usa o sistema de recuperação de energia.
  • Veículo elétrico a célula de combustão: aqui o carro é abastecido com hidrogênio nas células de combustível, que reagem com o oxigênio gerando energia. A autonomia é bem semelhante ao do motor a combustão.

Os carros elétricos podem ser recarregados em uma bateria comum, seja 220V ou 110V, mas pode levar até 20 horas para uma carga completa. Atualmente, no mercado existem aparelhos próprios para isso os Wallbox, eles carregam as baterias dos carros elétricos em apenas 4 horas.

O melhor ainda são os eletropostos que fazem uma recarga em apenas 40 minutos, mas infelizmente, eles ainda são raros no Brasil. 

Em relação à quantidade de quilômetros que o carro elétrico faz com uma recargar, irá depender do modelo da bateria usada no carro. Alguns podem rodar 200 quilômetros outros 350 quilômetros, assim, o uso ainda é indicado para rodar nas cidades e pequenas viagens.

Vantagens e Desvantagens Dos Carros Elétricos

Agora que entendemos o conceito do carro elétrico e sua história, vamos falar sobre suas vantagens e desvantagens. 

Quais são as vantagens do carro elétrico?

Reduz a poluição ambiental e o aquecimento global, já que não produz monóxido de carbono durante seu funcionamento. Mas, ainda há a emissão de gases durante a fabricação do carro e da bateria.

Diminui a poluição sonora: a poluição sonora também afeta a saúde e a qualidade de vida dos humanos nas grandes cidades. O ruído excessivo afeta o sistema auditivo e o sistema endócrino, já que causa um aumento no estresse, na circulação e na pressão arterial. 

 Redução dos gastos: uma família gasta cerca de 15% da sua renda com combustível e derivados de petróleo mensalmente. Aliás, se comparar o gasto médio por quilômetro entre ambos os modelos, o carro elétrico é muito mais vantajoso que o carro a combustão!

Maior segurança: os carros elétricos são mais seguros e estáveis que os carros a combustão. O motor e as baterias ficam no assoalho do carro e isso centraliza o centro de gravidade, melhorando a dirigibilidade e controle do veículo.

Quais são as desvantagens do carro elétricos?

Preço: os carros elétricos ainda possuem preço superior ao carro a combustão, devido o material usado para fabricar o motor (cobre) e as baterias (lítio) ainda são altos.

Autonomia: a autonomia ainda é baixa, o que limita seu uso para o dia a dia ou para pequenas viagens. Porém, a tendência é que isso mude, um exemplo é o Chevrolet Volt, um hibrido com autonomia para 600 quilômetros.

Pontos de recarga: é preciso instalar um sistema especial na sua residência e como a demanda ainda é pequena é difícil encontrar mão de obra especializada. 

Tempo de recarga: o carro elétrico precisa de horas para recarregar as baterias.

Quanto custa abastecer um carro elétrico no Brasil?

Um carro elétrico no Brasil custa em torno dos R$ 200 mil reais, os maiores culpados para isso são, a bateria, as células de energia, o dólar e o inversor. Mas, apesar disso, as vendas desses veículos, continuam crescendo. Entretanto, eles não são os vilões do preço alto, os verdadeiros vilões são os impostos cobrados. 

Apesar da redução dos impostos sobre o carro elétrico, eles ainda continuam altos se comparados aos demais países. O imposto de importação do carro elétrico no Brasil varia entre 0% até 4%. Já o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que antes era de 25% teve uma redução para 9%.

Mesmo com essas reduções de impostos, o valor do carro elétrico continua alto, devido a suas baterias, que custam em média até 35% do valor do carro. Mas, e o custo para abastecer esses modelos? Vale a pena se comparado ao motor a combustão?

Continua após a publicidade..

No Brasil, há uma certa variação entre as taxas cobradas pelas empresas de produção de energia. Por isso, usamos o preço praticado pela Enel, na capital paulista. 

Nessa região um kWh custa R$ 1,10, confira os valores para uma recarga total das baterias dos seguintes modelos:

ModeloCapacidade da bateriaAutonomia homologadaCusto médio da recargaCusto médio por km rodado
JAC e-JS130 kWh300 km (NEDC)R$ 33,21R$ 0,11
Fiat 500e42 kWh320 km (WLTP)R$ 46,50R$ 0,14
Renault Zoe52 kWh385 km (WLTP)R$ 57,57R$ 0,15
Mini Cooper SE32 kWh234 km (WLTP)R$ 35,43R$ 0,15
Chevrolet Bolt60 kWh416 km (WLTP)R$ 66.43R$ 0,16
Peugeot 208 e-GT50 kWh340 km (WLTP)R$ 55,36R$ 0,16
Nissan Leaf40 kWh270 km (WLTP)R$ 44,28R$ 0,16
BMW i342 kWh285 km (WLTP)R$ 46,50R$ 0,16
Audi e-tron 77 kWh520 km (WLTP)R$ 85,25R$ 0,16
Volvo XC40 elétrico78 kWh400 km (WLTP)R$ 86,36R$ 0,21
Porsche Taycan 4S79 kWh407 km (WLTP)R$ 87,47R$ 0,21
Fonte: InsideEVs

Fazendo uma comparação entre o valor gasto para recarregar a bateria e para abastecer um tanque com gasolina no modelo Fiat 500:

  • Recarga total da bateria R$ 46,50.
  • Abastecer com gasolina um tanque de 40 litros com média de R$ 6,71: R$ 268,40.
  • Economia R$ 221,90. 

Quais carros elétricos são vendidos no Brasil?

O mercado de carros elétricos está aquecido no Brasil, no primeiro semestre de 2021 segundo a ABVE, foram emplacados 20 mil carros elétricos. Ao todo, já possuímos cerca de 60 mil carros elétricos rodando nas cidades brasileiras.

Se você quer comprar um carro elétrico, mas não sabe quais modelos estão disponíveis por aqui, confira nossa lista!

1 – JAC iEV20

JAC iEV20
  • Preço: R$159.900
  • Autonomia: 400 km
  • Motor: 68 cv
  • Carregamento em 220V: 22 horas

2 – JAC iEV40

JAC iEV40
  • Preço: R$189.900
  • Autonomia: 300 km
  • Motor: 115 cv
  • Carregamento em 220V: 22 horas

3 – JAC e-JS1

JAC e-JS1
  • Preço: R$149.900
  • Autonomia: 300 km
  • Motor: 68 cv
  • Carregamento em 220V: 10 horas

4 – JAC iEV60

JAC iEV60
  • Preço: R$259.900
  • Autonomia: 380 km
  • Motor: 150 cv
  • Carregamento em 220V: 14 horas

5 – JAC iEV330P

JAC iEV330P
Fonte: QuatroRodas
  • Preço: R$299.900
  • Autonomia: 320 km
  • Motor: 150 cv
  • Carregamento em 220V: 22 horas

6 – JAC iEV750V

  • Preço: R$399.000
  • Autonomia: 235 km
  • Motor: 163 cv
  • Carregamento em 220V: 13 horas

7 – JAC E-J7

  • Preço: R$259.900
  • Autonomia: 402 km
  • Motor: 192 cv
  • Carregamento em 220V: 20 horas

8 – JAC E-JS4

  • Preço: R$259.900
  • Autonomia: 420 km
  • Motor: 150 cv
  • Carregamento em 220V: 22 horas

9 – Caoa Chery Arrizo 5e

Caoa Chery Arrizo 5e
  • Preço: R$159.900
  • Autonomia: 322 km
  • Motor: 122 cv
  • Carregamento em 220V: 16 a 20 horas

10 – Fiat 500e

Fiat 500e
  • Preço: R$239.900
  • Autonomia: 460 km
  • Motor: 118 cv
  • Carregamento em 220V: 10 horas

11 – Porsche Taycan (4s, Turbo e Turbo S)

Porsche Taycan (4s, Turbo e Turbo S)
  • Preço: varia entre R$ 615.000 a R$ 1.079.00 depende da versão
  • Autonomia: 340 km a 521 km
  • Motor: 326 cv até 761 cv
  • Carregamento em 220V: 10,5 horas

12 – Mercedes-Benz EQC

Perspectiva lateral do Mercedes-Benz EQC.
Fonte: Mercedes-Benz
  • Preço: R$629.900
  • Autonomia: 421 km
  • Motor: 408 cv
  • Carregamento em 220V: 40,7 horas

13 – Audi e-Tron

Audi e-tron
  • Preço: R$574.990
  • Autonomia: 436 km
  • Motor: 408 cv
  • Carregamento em 220V: 46 horas

14 – Jaguar I-Pace

Jaguar I-Pace
  • Preço: R$621.850
  • Autonomia: 470 km
  • Motor: 400 cv
  • Carregamento em 220V: 8,6 horas

15 – Chevrolet Bolt EV

Chevrolet Bolt EV
  • Preço: R$270.170
  • Autonomia: 416 km
  • Motor: 203 cv
  • Carregamento em 220V: 40 horas

16 – BMW i3

BMW i3
  • Preço: R$304.950
  • Autonomia: 290 km
  • Motor: 170 cv
  • Carregamento em 220V: 10 horas

17 – Nissan Leaf

Nissan Leaf
  • Preço: R$277.990
  • Autonomia: 240 km
  • Motor: 149 cv
  • Carregamento em 220V: 20 horas

18 – Renault Zoe e-Tech

Renault Zoe e-Tech
  • Preço: R$204.990
  • Autonomia: 385 km
  • Motor: 135 cv
  • Carregamento em 220V: 8 a 9 horas

19 – Mini Cooper SE

Mini Cooper SE
  • Preço: R$239.990
  • Autonomia: 242 km
  • Motor: 184 cv
  • Carregamento em 220V: 3,5 horas

20 – Volvo XC40 Recharge Pure

Volvo XC40 Recharge Pure
  • Preço: R$389.950
  • Autonomia: 418 km
  • Motor: 408 cv
  • Carregamento em 220V: 8 a 10 horas

Leia Também:

As pessoas também perguntam (FAQ)

Porque os carros elétricos são tão caros?

Bateria, células de energia, inversor e o dólar. Esses são, basicamente, os itens que fazem um carro elétrico ser tão caro no Brasil.

Quanto custa abastecer um carro elétrico no Brasil?

Abastecer um carro elétrico custará na média, entre R$30 e R$80, dependendo do modelo. Hoje, na média, custa R$ 0,15 por quilômetro rodado na cidade de São Paulo.

Quantos carros elétricos tem no Brasil?

O Brasil terminou 2021 com o recorde de 35 mil carros eletrificados, soma de modelos puramente elétricos com híbridos. Trata-se de um aumento expressivo de 77% em relação a 2020, quando haviam sido emplacados 19,7 mil unidades, segundo a ABVE, entidade que representa o setor.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Baterias Sólidas Prometem Triplicar Autonomia de Carros Elétricos

Patrimônio cultural da zona leste de São Paulo: resgate histórico e belezas arquitetônicas

Como o Avião Windrunner Está Moldando o Futuro do Transporte de Energia Eólica

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.