Hospital Khoo Teck Puat Utiliza da Natureza para Promover a Cura em seus Pacientes

Na cidade de Cingapura existe um hospital o Khoo Teck Puat Hospital, que procura utilizar a natureza para promover a cura em seus pacientes.

Com o lema “Hospital no jardim, jardins no hospital” como foco do programa de projeto, o hospital Khoo Teck Puat em Singapura tem jardins por todos os lados, literalmente.

Jardins estes devidamente valorizados pela constante integração interior/exterior que permite que mesmo os usuários que passam o tempo todo no interior desfrutem desse verde generoso.

Fora sua característica de cura através da natureza, o hospital ainda é um centro de atividades para a comunidade. Vamos entender mais sobre esse hospital conceito.

Conheça o Khoo Teck Puat

Através de muitas pesquisas, eles chegaram a uma solução, que foi criar um ambiente integrado a natureza no hospital Khoo Teck Puat. Divulgação/Khoo Teck Puat Hospital

O Khoo Teck Puat Hospital ou KTPH é um hospital público da cidade de Cingapura. A ideia do hospital se iniciou em 2005 e a empresa responsável pelo desenvolvimento foi a CPG Corporation.

A principal exigência era que o hospital não tivesse a cara de um hospital, que fosse um ambiente totalmente novo. Através de muitas pesquisas, eles chegaram a uma solução, que foi criar um ambiente integrado a natureza. Afinal, nada melhor que o contato com a natureza, já que é mais que provado que a natureza pode curar desordens emocionais, físicas e psíquicas.

Divulgação/Khoo Teck Puat Hospital

Foi 5 anos até o projeto estar concluído para o funcionamento. O hospital conta com altos padrões de atendimento médico e totalmente personalizado. E possui uma ligação direta entre o ambiente que proporciona a cura em conexão direta com a natureza. Promovendo um cuidado e uma recuperação de excelência para os pacientes.

No hospital existem três blocos de atendimento, e todos possuem vista para o pátio central. No pátio central há um trabalho de paisagismo fora do comum, nele mais ade 70% das espécies são nativas da região. Há ainda espécies raras e quase em extinção, o hospital ainda tem uma horta e um pomar com mais de 130 espécies de árvores frutíferas! As hortaliças das hortas e as frutas são todas orgânicas e são utilizadas para as refeições dos pacientes.

Comunidade e o relacionamento com o hospital

Divulgação/Khoo Teck Puat Hospital

Outro objetivo durante a criação do projeto era a possibilidade de trazer a comunidade para mais perto do hospital. Por isso, o hospital possui várias atividades que a comunidade pode vir até o hospital para realizar. Entre elas aulas de artesanato, palestras sobre vida saudável e aulas de culinária.

O programa Share a Pot, é desenvolvido para a terceira idade, e se tornou um ponto de encontro. Nesse programa a terceira idade se encontra e lá eles tomam sopa e fazem exercícios leves, um costume bem comum naquela região.

O Hospital Khoo Teck Puat e seu conceito inovador e sustentável

Divulgação/Khoo Teck Puat Hospital

Em todo momento durante a construção foram pensadas em soluções que utilizassem conceitos sustentáveis. Um desses conceitos sustentáveis é o uso de ventiladores para canalizar o vento e melhorar o fluxo de ar dentro do edifício.

Existem também guarda-sóis que são utilizados para redirecionar a luz natural e economiza no consumo de luza artificial. Além disso, o hospital também utiliza energia solar, para manter as instalações iluminadas.

Todas essas medidas levaram o hospital a receber um prêmio do Universal Design Awards, concedido pela Autoridade de Construção Civil, graças a sua sustentabilidade e seu design acessível.

O lançamento do livro “Um espaço para cura”

Em 2013 o hospital fez o lançamento de um livro baseado em suas experiências de cura natural, o título do livro é “Um espaço de cura: criando a biodiversidade no hospital Khoo Teck Puat”.

No livro é descrito todo o processo do ambiente que possibilita a cura, no total o livro possui 76 páginas e descreve todo o ambiente verde do hospital. Todos os espaços verdes, os jardins, os terraços e como cada ambiente proporcionar momentos de tranquilidade e de relaxamento para seus pacientes. E muito mais que apenas um ambiente tranquilo, esses espaços verdes têm como objetivo curar seus pacientes.

Um panorama geral do Hospital Khoo Teck Puat

O jardim no hospital, na avenida Central de Yishun recebe visitantes diariamente. (Divulgação/Khoo Teck Puat Hospital)

No total o hospital conta com 550 leitos e uma área com cerca de 3,5 hectares. 50% da energia utilizada vem de energia solar e 70% do piso tem ventilação natural.

Na parte subterrânea do hospital é realizada os atendimentos de triagem, cirurgia, tratamento e área de espera. Já as áreas de ambulâncias são equipadas para emergências civis, com áreas de descontaminação e sistemas de MEP.

Em torno do hospital ainda tem uma lagoa, a lagoa Yishun, a área da internação dos pacientes tem vista para essa lagoa. A enfermagem também desfruta dessa vista e tem um pavilhão de 32 mil metros quadrados.

O jardim no hospital recebe visitantes diariamente e a entrada do hospital está localizado na Avenida Central de Yishun. Tudo isso torna o Khoo Teck Puat Hospital um local totalmente diferenciado, não apenas no atendimento, mas na construção e sustentabilidade, graças a isso o hospital recebeu vários prêmios.

Artigo
Título
Hospital Khoo Teck Puat Utiliza da Natureza para Promover a Cura em seus Pacientes
Resumo
Na cidade de Cingapura existe um hospital o Khoo Teck Puat Hospital, que procura utilizar a natureza para promover a cura em seus pacientes.
Author
Publisher Name
Portal Ekko Green
Publisher Logo