fbpx
Continua após a publicidade..

Ucraniano Cria Papel Sustentável A Partir de Folhas Caídas de Árvores

O papel sustentável é fabricado a partir da celulose de folhas encontradas no chão de centros urbanos
Continua após a publicidade..

E se existisse um destino produtivo para as folhas caídas de árvores? Um ucraniano encontrou uma solução, transformando-as em papel sustentável, através de uma técnica patenteada pela startup RE-Leaf PAPER. Com uma pegada sustentável, a técnica se utiliza fibras de celulose extraídas das folhas coletadas em áreas urbanas. 

O diferencial dessa folha está no processo de extração das fibras: por serem retiradas da rua, há uma menor pegada de carbono e consumo de água, em relação aos processos de fabricação convencionais.

Como Se Deu a Criação do Papel Sustentável?

noticias, Reciclagem Ucrânia

De acordo com Alexander Sobolenko, cofundador da RE-Leaf PAPER, o projeto começou como uma ideia de Valentyn Frechka, CEO e cofundador da startup, enquanto era estudante do ensino médio e membro da Academia Júnior de Ciências da Ucrânia em 2017. 

“Com a oportunidade de trabalhar no laboratório químico da escola com seu professor, criou um projeto para obter celulose das folhas caídas e, assim, utilizá-las como material para a produção de papel sustentável”, explica.

O papel sustentável RE-Leaf é feito através de um processo de etapas.

Sobolenko conta que após quatro meses de trabalho entre uma série de experiências, tentativas e insucessos na obtenção de celulose adequada à produção de papel, Valentyn conseguiu apresentar protótipos do papel sustentável no quais se podia escrever, desenhar e imprimir, tendo um bom desempenho físico e mecânico.

Após o desenvolvimento bem-sucedido dos protótipos de papel, Frechka junto a sua equipe de estudos e pesquisa, apresentou o projeto em competições estudantis internacionais em países como EUA, Coréia do Sul e Quênia. 

A partir daí, os jovem pesquisadores foram convidados pelo empresário e ativista ambiental Andriy Vartsaba, a implementarem a produção para um viés comercial e fundaram a RE-Leaf PAPER.

Como É A Fabricação do Papel Sustentável

noticias, Reciclagem Ucrânia

O papel sustentável RE-Leaf é feito através de um processo de etapas. Para começar, as folhas caídas são fornecidas pela administração municipal de Kiev, que as coletam de parques, praças e demais territórios.

Já na fábrica, as folhas são limpas e carregadas em um reator químico especial, no qual, sob a influência de processos físicos e químicos, são extraídas fibras das matérias-primas. Essa fibra forma a base do papel feito posteriormente no processo.

noticias, Reciclagem Ucrânia
noticias, Reciclagem Ucrânia

Em seguida, a fibra é lavada várias vezes para remover estruturas estranhas que não são usadas para a produção de papel, depois triturada para a próxima etapa. 

Continua após a publicidade..

“Por não usarmos componentes químicos contendo enxofre, o processo de lavagem é muito simples e de baixo custo”, afirma Alexander. A startup também não utiliza cloro durante o processo de produção.

O principal produto da Re-Leaf é o papel sustentável, que pode produzir em uma faixa de densidade de 90 e 100 g/m² com 0,2 mm de espessura.

O principal produto da Re-Leaf é o papel sustentável, que pode produzir em uma faixa de densidade de 90 e 100 g/m² com 0,2 mm de espessura. Além da produção de folha comum, produzem sacos de papel, papelão e produtos de papelão ondulado como cartões e caixas.

A empresa afirma que para cada tonelada de papel fabricado a partir de folhas caídas ao chão, cerca de 17 árvores são salvas do desmatamento. Dessa forma, 2,3 toneladas de folhas são reaproveitadas, significando 78% a menos de CO² emitido.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.