fbpx
Continua após a publicidade..

Reciclagem de 30 Mil Toneladas de Lixo ao Ano É Meta em Programa de Sustentabilidade

Baseado em projeto cearense, o programa de reciclagem almeja atingir cerca de 60 cidades no Brasil
Continua após a publicidade..

Parceria inédita em prol da reciclagem de lixo! Durante cinco anos, a união empresarial Alliance to End Plastic Waste (Aliança para Acabar com Resíduos Plásticos – AEPW) junto a ONG Recicleiros estarão juntos em um projeto para conter o vazamento de resíduos plásticos no oceano.

O programa acontecerá em 26 estados e 60 cidades brasileiras (sendo alguma delas Naviraí/MS, Piracaia/SP e Três Rios/RJ). Serão 60 centros com sistemas altamente eficientes de coleta, triagem e reciclagem, que podem gerar até 3000 novos empregos.

Características do Programa de Reciclagem da Parceria entre Recicleiros e AEPW

noticias, Reciclagem Brasil

De acordo com as entidades, o programa de reciclagem se baseia no projeto-piloto do Ceará, implementado em uma cidade cearense para testes. 

O programa tem como objetivo, através da implementação do sistema, desenvolver políticas públicas em parceria com os governos municipais e proprietários de marcas, de forma a engajar os cidadãos na mudança de comportamento em relação ao descarte correto de resíduos e a reutilização. 

Membros do processo de reciclagem da parceria entre Recicleiros e AEPW.
noticias, Reciclagem Brasil
noticias, Reciclagem Brasil

Agora com a parceria entre Recicleiros e AEPW, o objetivo é reciclar pelo menos 30 mil toneladas de plástico ao ano, em todo o Brasil, respeitando a abordagem da Aliança que busca soluções nos próprios resíduos plásticos.

“Os sistemas de gestão de resíduos às vezes podem ter dificuldades para alcançar a sustentabilidade financeira. Para cumprir nossa missão de acabar com os resíduos plásticos, a Aliança se esforça para integrar modelos de solução com princípios de economia circular visando sistemas comercialmente viáveis em escala”, diz Steve Sikra, vice-presidente e chefe das Américas da Aliança.

Futuro do Programa de Reciclagem em Todo o Brasil

noticias, Reciclagem Brasil

As operações em cada cidade devem começar dentro de quatro meses após o cumprimento dos requisitos de participação, com o objetivo de alcançar a estabilidade econômica e operacional dentro de três anos após o início.

O sistema pretende estar totalmente operacional dentro de cinco anos, após esse período, será entregue às cooperativas para sua administração.

noticias, Reciclagem Brasil
noticias, Reciclagem Brasil
Resíduos preparados para reciclagem

“Juntamente com a Recicleiros, visamos reduzir o descarte de resíduos e aumentar as taxas de reciclagem, criando empregos e um senso de comunidade para o povo brasileiro. Estamos ansiosos para ajudar este projeto a se expandir em todo o Brasil”, explica Sikra.

Continua após a publicidade..

Já para Erich Burger, Fundador e Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Recicleiros, além do investimento financeiro, será possível alcançar e envolver mais a população e construir uma rede maior de parceiros e possibilidades.

Dessa forma, abrirá espaço no mercado para uma economia circular sustentável em diferentes tipos de materiais e nichos.

Além disso, com a parceria, será possível avançar o modelo de reciclagem por meio de experiência e troca tecnológica e, finalmente, replicá-lo em outras iniciativas similares.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novo Sistema de Vela da Michelin Promete um Futuro Sustentável no Mar

Revolucionária Fábrica de Celulose no Brasil Inicia Operações

Esta Mini Turbina Eólica Parece uma Obra de Arte Que Gera Energia Para Sua Casa

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.