Parceria inédita em prol da reciclagem de lixo! Durante cinco anos, a união empresarial Alliance to End Plastic Waste (Aliança para Acabar com Resíduos Plásticos – AEPW) junto a ONG Recicleiros estarão juntos em um projeto para conter o vazamento de resíduos plásticos no oceano.
O programa acontecerá em 26 estados e 60 cidades brasileiras (sendo alguma delas Naviraí/MS, Piracaia/SP e Três Rios/RJ). Serão 60 centros com sistemas altamente eficientes de coleta, triagem e reciclagem, que podem gerar até 3000 novos empregos.
Características do Programa de Reciclagem da Parceria entre Recicleiros e AEPW
De acordo com as entidades, o programa de reciclagem se baseia no projeto-piloto do Ceará, implementado em uma cidade cearense para testes.
O programa tem como objetivo, através da implementação do sistema, desenvolver políticas públicas em parceria com os governos municipais e proprietários de marcas, de forma a engajar os cidadãos na mudança de comportamento em relação ao descarte correto de resíduos e a reutilização.
Agora com a parceria entre Recicleiros e AEPW, o objetivo é reciclar pelo menos 30 mil toneladas de plástico ao ano, em todo o Brasil, respeitando a abordagem da Aliança que busca soluções nos próprios resíduos plásticos.
“Os sistemas de gestão de resíduos às vezes podem ter dificuldades para alcançar a sustentabilidade financeira. Para cumprir nossa missão de acabar com os resíduos plásticos, a Aliança se esforça para integrar modelos de solução com princípios de economia circular visando sistemas comercialmente viáveis em escala”, diz Steve Sikra, vice-presidente e chefe das Américas da Aliança.
Futuro do Programa de Reciclagem em Todo o Brasil
As operações em cada cidade devem começar dentro de quatro meses após o cumprimento dos requisitos de participação, com o objetivo de alcançar a estabilidade econômica e operacional dentro de três anos após o início.
O sistema pretende estar totalmente operacional dentro de cinco anos, após esse período, será entregue às cooperativas para sua administração.
“Juntamente com a Recicleiros, visamos reduzir o descarte de resíduos e aumentar as taxas de reciclagem, criando empregos e um senso de comunidade para o povo brasileiro. Estamos ansiosos para ajudar este projeto a se expandir em todo o Brasil”, explica Sikra.
Já para Erich Burger, Fundador e Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Recicleiros, além do investimento financeiro, será possível alcançar e envolver mais a população e construir uma rede maior de parceiros e possibilidades.
Dessa forma, abrirá espaço no mercado para uma economia circular sustentável em diferentes tipos de materiais e nichos.
Além disso, com a parceria, será possível avançar o modelo de reciclagem por meio de experiência e troca tecnológica e, finalmente, replicá-lo em outras iniciativas similares.