A Honda, conhecida multinacional japonesa no mercado de veículos, evidenciou sua aderência à sustentabilidade com o anúncio de aumento de modelos elétricos na sua produção. O plano prevê um investimento avultado na eletrificação, afirmando destinar 500 bilhões de ienes até 2030 para esse propósito.
Com essa declaração, a Honda demonstra sua preocupação com um futuro mais sustentável e eco-friendly, e em consonância com as demandas dos consumidores. Somente no último quarto da década, o aporte sobe para 400 bilhões, com uma visão direcionada para os modelos elétricos.
Essa mudança de cenário deve elevar as vendas de motos elétricas para 4 milhões de unidades até 2030. Isso representa um aumento de 500 mil unidades em comparação com a meta prévia. Parece que a Honda está pisando no acelerador rumo ao futuro dos veículos elétricos.
Esses recursos financeiros viabilizarão a ampliação da oferta de motos elétricas da Honda. Já em 2023, três modelos foram lançados na Ásia, incluindo o EM1, um pequeno scooter elétrica disponível também na Europa. Ainda na esfera de crescimento, a Honda prometeu ter até 30 modelos elétricos variados no seu portfólio até 2030, desde bicicletas infantis até superesportivas.
Como a Honda pretende lançar motos elétricas?
Como parte desse comprometimento, a Honda planeja apresentar um novo modelo em 2024, inspirado no scooter SC e: Concept, que foi exibido no Japão Mobility Show deste ano.
Além disso, a empresa deseja implantar mais conectividade aos seus veículos elétricos e baratear os preços, o que pode atrair mais consumidores ao segmento. Uma estratégia para alcançar esses aspectos é a modificação do tipo de bateria, a qual pode reduzir os custos dessas motos em até 50%.
Atualmente, a Honda usa o sistema de baterias intercambiáveis, mas pretende implementar outros modelos, como os plug-in. A empresa também planeja desenvolver baterias com maior autonomia e melhorar a eficácia dos processos de compra e produção. Estima-se que até 2027, fábricas inteiramente voltadas a modelos elétricos serão implementadas.