A Adidas lançou o programa “Choose to Give Back”, que permite que seus consumidores estendam a vida útil de seus produtos de performance esportiva e estilo de vida, como vestimentas e calçados.
Os consumidores, agora, podem enviar vestimentas antigas, de qualquer marca, para a Adidas, por meio do aplicativo Creator’s Club. Os produtos serão entregues para a plataforma Resale-as-a-Service (RaaS), da ThredUP, para assegurar que eles sejam revendidos sempre que for possível ou reutilizados em outros produtos.

Para participar, os consumidores podem gerar uma etiqueta de remessa pré-paga do Kit de Limpeza (Clean out Kit), disponibilizado pela ThredUp, através do aplicativo, para enviar seus equipamentos. Ao fazer isso, os usuários conquistam algumas recompensas.
“Nós acreditamos que ‘alta performance’ não deveria prejudicar o meio ambiente. É por isso que nós estamos comprometidos em estabelecer um futuro sustentável para roupas esportivas, e com o programa ‘Chose to Give Back’, estamos ajudando as pessoas a enxergarem novas formas de dar vida nova à velhas roupas” Disse Katja Schreiber, vice-presidente sênior de sustentabilidade da Adidas.
Como funciona o programa de reciclagem de roupas esportivas?
O novo programa gira em torno do objetivo da Adidas de, até 2024, usar na produção de suas vestimentas, apenas polyester 100% reciclado.
No começo do ano passado, a Adidas e a Allbirds revelaram um protótipo de tênis para corrida cuja confecção produz apenas 3kg de carbono – gás do efeito estufa –, muito menos do que os 13,6kg normalmente emitidos pela indústria de calçados.

Cada par de tênis produz cerca de 2,94 kg de CO2e. Nem a Adidas, tampouco a Allbirds, chegaram a produzir um tênis com taxa de emissão de gás carbono tão baixa. As empresas, inclusive, dizem que isto é o mais próximo de zerar a emissão de gás carbônico que elas podem alcançar.
No começo de 2020, as empresas simplesmente anunciaram que estavam trabalhando em uma maneira de diminuir a emissão de carbono durante a fabricação de tênis – fazendo com que houvesse uma grande corrida ao longo de toda a indústria de calçados, para ver quem diminuiria mais as taxas de emissão do gás.
A Adidas se comprometeu em reduzir a sua emissão de gás carbônico em 30% até o ano de 2030 e, por incrível que pareça, zerar a emissão do gás até 2050.
“A Adidas possui um belo histórico de patrocinar soluções sustentáveis inovadoras ao redor do mundo, e a ThredUP está entusiasmada em apoiar a sua mais recente iniciativa para encorajar hábitos mais sustentáveis entre os consumidores”, disse o Vice-presidente sênior da ThredUP, Pooja Sethi.
“Ao permitir a revenda em escala, com soluções personalizáveis para as principais marcas e os principais varejistas, nós estamos aumentando a vida útil de roupas de alta qualidade, bem como evitando o seu desperdício”