Agrofloresta: O Que É e Como Fazer (+5 Exemplos)

Neste artigo vamos te explicar o que é e como funciona uma agrofloresta. Além de exmplos práticos. Confira!
agrofloresta

O conceito de Agrofloresta envolve o cultivo agrícola em perfeita harmonia com a floresta nativa, esse sistema também é conhecido como SAF (Sistema Agroflorestal). Uma forma sustentável de produzir alimentos em alta escala sem agredir o meio ambiente em que a agricultura está inserida.

Muitas fazendas vem adotando esse método já que ele vem demonstrando mais vantajoso que a monocultura.

O Que É Agrofloresta?

A Agrofloresta é um sistema que busca manter a vegetação da floresta, dentro do plantio realizado. Realizando a integração da agricultura com a floresta nativa.

O plantio deve ser realizado de uma forma que a soma das espécies, estimulem o crescimento do meio de uma forma geral. Assim, a soma das características de cada espécie, torna a terra muito mais eficiente e produtiva.

Ao contrário da monocultura que visa a cultura de apenas uma espécie dentro de um espaço comum, a agroflorestal visa a cultura de muitas espécies dentro de um mesmo espaço. Um exemplo, simples em vez de usar um espaço para cultivar apenas o café, nesse mesmo espaço podem ser cultivados leguminosas, árvores frutíferas e outras espécies que sejam nativas.

As vantagens de se utilizar o sistema de Agrofloresta

As vantagens desse sistema são muitas, mas uma das maiores com toda certeza é a redução no índice de desmatamento. Já que a agricultura é praticada juntamente com a natureza. Em alguns casos que seja necessário realizar o desmatamento para a produção agrícola, o índice é muito baixo se compararmos com o método tradicional.

Outro ponto, que oferece grande benefício é a manutenção e a conservação da água. Assim é possível conservar e utilizar de maneira mais eficiente os lagos, rios e nascentes da região.

O sistema de produção é colaborativo por isso é possível melhorar a qualidade do solo. A matéria orgânica gerada pelas árvores, são utilizadas como compostagem natural para o solo. Assim aumenta os nutrientes do solo e o ecossistema se torna muito mais eficiente.

A biodiversidade da região se torna maior, já que a relação de mutualismo entre as várias espécies existentes favorecem a diversificação de espécies. Mantendo uma maior variedade da flora e fauna da região.

Como o sistema de Agrofloresta pode ser implementado?

O principal objetivo na implementação do SAF é copiar as formas da natureza, sem que haja qualquer tipo de ação para a destruição do solo.

Diagnóstico

Primeiramente, para realizar a implementação desse sistema é necessário realizar um diagnóstico. Você deve realizar uma análise do solo para saber em qual situação ele se encontra.

Depois deve buscar identificar quais são as condições do ambiente. Observe também quais são as espécies nativas da região e qual é a legislação de plantio que rege na sua região.

Definindo as Espécies

Após o estudo inicial, que se pode reconhecer as necessidades do solo e quais são as variedades comuns na sua região. É a hora de decidir as plantas que serão adicionadas ao sistema.

O mais indicado é que você busque espécies que você tenha maior familiaridade, mas busque vários tipos de famílias de plantas para cultivar. Essa diversidade é importante para que o equilíbrio aconteça e assim, você também mantém o local mais saudável e forte em nutrientes.

Quais Serão Os Custos Para Essa Implementação?

Para calcular o valor do custo do sistema de Agrofloresta, antes é preciso realizar todo esses passos anteriores, somente assim você conseguirá definir os custos. Para calcular os custos da implementação, não se esqueça de adicionar o tempo de retorno, esse tempo, dependerá das espécies escolhidas, já que cada uma tem um tempo diferente para a produção.

Como Escolher O Consórcio Entre As Plantas

A possibilidade de produção dentro de um sistema de Agrofloresta é muito grande por isso, é importante que as plantas se relacionem. Ou seja, uma precisa ajudar a outra a se desenvolver.

Antes de escolher o consórcio de plantas, é preciso que os seguintes fatores sejam observados.

  • Porte e tamanho das espécies;
  • A tolerância a sombra que cada uma possui;
  • Qual é a exigência do solo da mesma, se é um solo fértil ou não;
  • Se a planta precisa de baixa ou alta umidade;
  • A afinidade entre as espécies.

Como O Manejo Do SAF É Realizado?

O sistema agroflorestal exige um manejo mais assertivo, já que o agricultor precisa entender e reconhecer as necessidades de cada espécie. Em alguns casos, será necessário realizar a poda de algumas árvores, para permitir a entrada de luz para o desenvolvimento das espécies.

Outra questão é a retirada de galhos secos ou envelhecidos, assim como, a eliminação de plantas doentes para evitar a contaminação das outras. O agricultor deve pensar na colheita também antes mesmo de plantar, já que cada espécie possui um ciclo diferente.

Exemplos de Agrofloresta

Um dos exemplos mais comuns do manejo de uma Agrofloresta é um pomar caseiro. Muitas famílias plantam dentro do mesmo espaço, arvores frutíferas, legumes, hortaliças e vegetais.

Em muitas pastagens, podemos encontrar exemplos de Agrofloresta em que a sombra das árvores, oferecem sombra para os animais. E os arbustos acabam servindo como uma espécie de cerca viva em muitas propriedades.

O sistema de Agrofloresta com toda certeza é uma prática que deve ser adotada cada dia mais, já que os altos índices de desmatamento têm acabado com as nossas florestas! Além disso, o SAF também pode ser utilizado para recuperar as áreas que já foram degradadas pelo mau uso da terra.

Qual o objetivo da agrofloresta?

As principais vantagens da agrofloresta frente à agricultura convencional são a recuperação da fertilidade dos solos, com redução de erosão, aumento da infiltração de água, e consequentemente, a conservação de rios e nascentes.

O que é agrofloresta e como funciona?

As agroflorestas são constituídas de espécies lenhosas perenes como árvores e arbustos em coexistência com plantas herbáceas, vegetais e pastagens, ou animais. Quando as árvores que levam um tempo maior para produzir crescem, pode-se então colher frutas, plantas medicinais e outros produtos.

Como fazer um sistema de agroflorestas?

Passos importantes para a implantação da SAF (Sistema Agroflorestal): Reconheça o potencial do local e da comunidade. É importante que você escolha as espécies conhecidas, com as quais já se possui alguma familiaridade. Escolha diferentes espécies e famílias para cultivar.