fbpx
Continua após a publicidade..

Agricultura Sustentável: O Que É e Como Fazer (+3 Exemplos)

Neste artigo vamos mostrar a importância da agricultura sustentável no brasil, junto com exemplos de sucesso e técnicas para colocar em prática. Clique e confira!
Continua após a publicidade..

Vamos  apresentar as novas técnicas de agricultura sustentável que estão sendo utilizadas no Brasil, incluindo técnicas de conservação de solo, redução de resíduos químicos, práticas de plantio mais eficientes e a redução de gases de efeito estufa. 

Além disso, veremos alguns exemplos de produtores brasileiros que estão adotando essas técnicas e como isso tem mudado a indústria rural no país.

O que é Agricultura Sustentável?

agricultura sustentável

A agricultura sustentável é a prática de cultivar alimentos de forma mais consciente e em equilíbrio com o meio ambiente. A agricultura moderna tem se baseado em práticas que muitas vezes têm consequências negativas para o meio ambiente, como a poluição do ar e da água, erosão do solo, degradação do ecossistema e a perda de biodiversidade. 

Princípios da Agricultura Sustentável

Os princípios da agricultura sustentável estão focados na manutenção do equilíbrio ecológico, proteção dos recursos naturais e promoção de uma economia agrícola viável. Entre os principais princípios estão:

  • Redução do uso de fertilizantes químicos, utilizando técnicas de fixação biológica de nitrogênio.
  • Uso de técnicas que não poluem o ar, o solo e a água.
  • Promoção da agricultura orgânica, que não utiliza pesticidas e fertilizantes químicos.
  • Criação e uso de sistemas de captação de água de chuva para irrigação, promovendo o uso sustentável da água na agricultura.
  • Preservação de florestas e matas, evitando o desmatamento para ampliação de áreas agrícolas.
  • Uso racional e, sempre que possível, eliminação de pesticidas. Os pesticidas ilegais não devem ser utilizados em hipótese alguma, pois, além de contaminarem o solo, podem prejudicar a saúde dos consumidores e dos trabalhadores que os manipulam.
  • Uso de agroenergia, que são fontes de energia sustentável geradas no campo, como os biocombustíveis (biodiesel, biogás, etanol e outros derivados de resíduos de produção e biomassa).
  • Implementação do Sistema de Plantio Direto, que preserva a capacidade produtiva do solo, baseando-se em não arar o solo antes do plantio, cobrir o solo com folhas secas e fazer a rotação de cultivo.
  • Implementação da Gestão Ambiental e Territorial na agricultura sustentável.

Vantagens e desvantagens

A ideia de sustentabilidade envolvendo os agricultores inclui: antecipar mudanças, reconhecer e identificar limitações e recursos, manter alta qualidade de práticas e produtos, considerar fazendas sustentáveis como negócios onde os lucros são usados para expandir o negócio e alcançar metas sociais e ambientais maiores, e assumir riscos apropriados​​.

Sustentabilidade blog

Vantagens da agricultura sustentável incluem:

  • Redução do uso de adubos químicos através da técnica da fixação biológica de nitrogênio.
  • Uso de técnicas que não poluem o ar, o solo e a água.
  • Prática da agricultura orgânica que não utiliza pesticidas e adubos químicos.
  • Uso de sistemas de captação de águas das chuvas para a irrigação.
  • Não desmatamento de florestas e matas para a ampliação de áreas agrícolas.
  • Uso racional ou eliminação dos pesticidas.
  • Uso de fontes de energia sustentável geradas no campo, como biocombustíveis.
  • Adoção do Sistema de Plantio Direto, que preserva a capacidade produtiva do solo​1​.

As desvantagens da agricultura sustentável 

  • Necessidade de investimento inicial para implementação de práticas sustentáveis, 
  • Tempo necessário para adaptação a novas práticas 
  • Possibilidade de rendimentos menores inicialmente em comparação com métodos de agricultura convencionais. 

Tipos de Agricultura Sustentável

Existem vários tipos de agricultura sustentável, cada um com suas próprias filosofias e práticas:

Permacultura

permacultura

A permacultura, criada pelo australiano Bill Mollison, é uma forma de “agricultura permanente”. Ela se concentra na criação de um sistema agrícola auto-sustentável que requer pouca intervenção humana. A permacultura busca aproveitar ao máximo as condições e recursos naturais locais.

Agrofloresta

Agrofloresta

A agrofloresta é um sistema de manejo de recursos naturais que combina árvores com culturas e/ou animais. Este sistema se baseia no princípio de que árvores e plantas cultivadas podem coexistir e se beneficiar mutuamente. A agrofloresta promove a biodiversidade, a saúde do solo e a retenção de água, além de oferecer benefícios econômicos.

As árvores podem fornecer frutas, nozes, madeira ou outros produtos, enquanto ao mesmo tempo melhoram a qualidade do solo e o habitat para a vida selvagem. Assim, a agrofloresta combina os benefícios da floresta com a agricultura, proporcionando uma solução sustentável e resiliente para a produção de alimentos e recursos.

Agricultura Orgânica

agricultura orgânica

Esta forma de agricultura sustentável surgiu como uma resposta à agricultura industrial. A agricultura orgânica evita o uso de produtos químicos sintéticos, como fertilizantes e pesticidas, e se concentra na manutenção da fertilidade do solo. Este método de agricultura tem sido adotado e apoiado por muitos países desenvolvidos. Contudo, devido à sua relutância em utilizar certos fatores de produção, a agricultura orgânica é frequentemente vista como limitante, o que levou ao desenvolvimento de outras técnicas de agricultura sustentável.

Agricultura Biodinâmica

Sustentabilidade blog

Baseada em ensinamentos do austríaco Rudolf Steiner, a agricultura biodinâmica considera as fazendas como organismos, com cada componente dependendo do outro. Esta visão holística da agricultura coloca grande ênfase na reciclagem e reutilização de recursos.

A agricultura biodinâmica também utiliza preparações especiais e alinha atividades com o posicionamento celestial para melhorar a saúde e a produtividade das culturas.

Agricultura Natural

agricultura natural

Desenvolvida pelo microbiologista japonês Masanobu Fukuoka, a agricultura natural se baseia na redução do controle humano sobre o sistema agrícola e na ausência de agroquímicos. Fukuoka era um defensor de todas as formas de agricultura sustentável e de práticas como a semeadura direta. A agricultura natural influenciou várias outras práticas de agricultura sustentável.

Microgreens

Os Microgreens são plantas muito jovens, colhidas logo após o surgimento das primeiras folhas verdadeiras. Eles são essencialmente a versão em miniatura de vegetais comestíveis, podendo ser uma hortaliça, uma erva aromática ou um legume. O termo “micro” é devido ao seu tamanho reduzido, que é menor do que o de brotos e vegetais totalmente crescidos.

microgreens

Hidroponia

A hidroponia, em sua essência, é um método de cultivo que não requer solo. As plantas são cultivadas em uma solução aquosa rica em nutrientes necessários para o crescimento. Isso significa que o sistema radicular das plantas não precisa buscar nutrientes no solo, já que estão diretamente disponíveis na água, facilitando sua absorção e crescimento mais rápido e saudável.

Sustentabilidade blog

5 Técnicas de Agricultura Sustentável

A agricultura sustentável tem se tornado cada vez mais importante em todo o mundo, especialmente no Brasil – um país com vastos recursos naturais e uma grande importância econômica no setor agrícola. 

Controle Biológico

Sustentabilidade blog

Esta técnica se baseia no controle das pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças usando inimigos naturais. Estes podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitoides, ou microorganismos como fungos, vírus e bactérias​.

Manejo Integrado de Pragas (MIP)

Sustentabilidade blog

 O MIP é o uso de diferentes métodos de controle de forma conjunta com o objetivo de garantir o equilíbrio dos sistemas de produção. Os métodos de controle praticados no MIP incluem os controles cultural, genético, biológico, químico, comportamental, e varietal​1​.

Agricultura de Precisão

Sustentabilidade blog

Este é um modelo de gestão da propriedade rural que se utiliza de tecnologias para o manejo da lavoura, com baixo impacto ambiental. A agricultura de precisão se baseia na variabilidade espacial e temporal, permitindo a otimização do uso de insumos e a adaptação às condições específicas da lavoura​1​.

Sistema de Plantio Direto

Sustentabilidade blog

Neste sistema, o objetivo é manter as características físicas, biológicas e químicas do solo através do mínimo revolvimento dele. A semeadura ocorre no solo não revolvido, sobre a palhada da cultura anterior. Isso ajuda a proteger o solo, mantém a sua umidade e aumenta a presença da matéria orgânica, melhorando a eficiência do uso de fertilizantes e corretivos​.

Continua após a publicidade..

3 Exemplos de Agricultura Sustentável no Brasil

Agricultura sustentável é o futuro da agricultura no Brasil. Cada vez mais produtores estão aderindo a essas técnicas para produzir alimentos mais saudáveis, reduzir os impactos negativos da agricultura no meio ambiente e aumentar a economia do país. O uso dessas técnicas ajuda a aumentar a produtividade e a lucratividade dos produtores ao mesmo tempo em que ajuda a proteger o meio ambiente.

Fazenda Sustentável – Grupo Morena

Sustentabilidade blog

A Fazenda Sustentável é uma fazenda no Mato Grosso que adota práticas sustentáveis, como plantio rotativo de culturas, uso de biofertilizantes e tratamento de resíduos orgânicos. A fazenda produz 1.200 toneladas de grãos a cada safra e é responsável pela geração de 170 empregos diretos.

Fazenda Vale das Palmeiras

Sustentabilidade blog

Desde 1997, a fazenda Vale das Palmeiras produz orgânicos certificados. Hoje, o foco é totalmente voltado para produção de derivados do leite como queijo minas frescal, ricota, coalhada, queijo cottage e iogurte. Tudo de forma sustentável.

Fazenda Irarema 

Sustentabilidade blog

Em São Sebastião da grama (SP). Essa fazenda foi visitada pela equipe do Meio Sustentável e foi observado que a fazenda coloca em prática a agricultura sustentável. Além da própria fabricação do azeite e a loja para a comercialização, a fazenda possui uma loja de sabonetes artesanais e uma loja de carnes, tudo produzido com a matéria prima da própria fazenda. 

Conclusão

A agricultura sustentável é um conceito importante e essencial para o futuro da agricultura global e brasileira. As técnicas apresentadas neste artigo trazem benefícios tanto ao produtor rural quanto à sociedade como um todo, ajudando a aumentar a produção de alimentos de forma sustentável, reduzindo os impactos negativos no meio ambiente e melhorando a qualidade dos alimentos produzidos. É importante que produtores e autoridades continuem a apoiar e incentivar a adoção de práticas sustentáveis na agricultura para garantir um futuro mais brilhante e sustentável para todos.

As pessoas também perguntam (FAQs)

Como a agricultura sustentável pode trazer benefícios para consumidores e produtores?

A agricultura sustentável oferece alimentos mais nutritivos, reduz a exposição a produtos químicos e beneficia a saúde. Economicamente, reduz custos, melhora lucros, mantém a produtividade do solo e assegura alimentação a longo prazo. 

Qual é o objetivo da agricultura sustentável?

O objetivo da agricultura sustentável é satisfazer as necessidades da humanidade de alimentos saudáveis, para melhorar a qualidade do ambiente, mantendo a base dos recursos naturais, para utilizar os recursos não renováveis e agrícolas da forma mais eficaz, para implementar os ciclos biológicos naturais 

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Empresa Fabrica Turbinas Eólicas Sem Lâminas Para Telhados 

Novo Sistema Fotovoltaico VECTHOR Entrega Alta Eficiência e Acessibilidade

Scooter Elétrica Precisa de Habilitação? Guia Completo (2024)

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.