fbpx
Continua após a publicidade..

Americano Cria Tijolo de Cogumelo Mais Resistentes Que Concreto

Os tijolos de cogumelo são feitos do micélio da espécie Ganoderma lucidum, também chamada de Cogumelo Reishi.
Continua após a publicidade..

Os cogumelos (ou fungos) são organismos incríveis e recheados de qualidades benéficas para todos nós. Por isso, muitos pesquisadores se aventuraram a identificar outras formas surpreendentes de utilizá-las. É o caso do artista americano Philip Ross, que descobriu uma forma de bioconstrução um tanto inusitada: com tijolos de cogumelos!

A Bioconstrução com Tijolos de Cogumelo

cogumelos bioconstrução
Divulgação/Mycoworks

Chamada Mycotecture, a bioconstrução é, nada mais nada menos, que uma pequena estrutura em forma de arco feita com tijolos de cogumelo da espécie dos Reishi, conhecida cientificamente por Ganoderma lucidum. O curioso dessa construção, é que Philip não usa todo o cogumelo (ou o corpo frutífero), mas somente o micélio, que corresponde às raízes fibrosas do organismo. 

construção com cogumelos
Arco produzido por Philip Ross em exposição na cidade de San Francisco, EUA. (Divulgação/Mycoworks)

Na natureza, esta parte do cogumelo forma uma espécie de rede semelhante a um conjunto de fios abaixo do solo, que podem ser visíveis acima do solo, o que lhes permite absorver nutrientes, algo vital para a decomposição da matéria orgânica e para seu crescimento acelerado. 

Como vantagens, o material é incrivelmente durável, à prova d’água, não tóxico, resistente ao fogo e biodegradável.

Processo de Construção com Tijolos de Cogumelo

controle de qualidade tijols de cogumelos

No projeto de Ross, o cultivo dos cogumelos se dá dentro de sacos com esterco e serragem, dos quais os fungos se alimentam. Após secá-los, os micélios crescidos são cortados com lâminas de aço extremamente resistentes. Todos os “componentes” utilizados ​​pelo artista crescem organicamente na natureza e têm pouco impacto no meio ambiente. 

como são produzidos tijos de cogumelos
Os micélios são cultivados dentros de sacos para a produção dos tijolos de cogumelo. (Divulgação/Mycoworks)

Ross aponta que fazer os tijolos de cogumelo necessita menos energia do que quaisquer outros processos de construção não-biodegradáveis. Tudo é orgânico e negativo em carbono. Ele acrescenta que, se cultivados cuidadosamente, os cogumelos podem ser usados ​​para criar a maioria das partes de uma casa.

Resistência

Durante o cultivo, os fungos comem a celulose e produzem quitina, uma substância fibrosa que dá uma incrível força às criações flexíveis.

em detalhe tijols de cogumelos

De acordo com o depoimento de Ross para a revista online Motherboard Vice, em um dos testes de resistência, foram disparadas balas de calibre 38 à queima-roupa: o impacto de todas foi absorvido pelos tijolos de cogumelos.

“Os tijolos são feitos de um material composto formado por um núcleo esponjoso e a parte externa mais densa”, explica o artista. “A camada que encobre os tijolos é incrivelmente dura, resistente à quebras e pode suportar uma enorme pressão externa”.

Continua após a publicidade..

Futuro do Projeto com Tijolos de Cogumelos

produção tijolos de cogumelos

Atualmente, Ross conduz pesquisas e modela os tijolos (e outros itens práticos de fungos) em um estúdio perto de São Francisco, nos EUA. Embora a ideia do fungo como material de construção possa parecer estranha, se diz muito tranquilo quanto ao seu material de pesquisa e trabalho.

“Houve uma evolução cultural e as pessoas estão maduras ao ponto de não entenderem isso como uma tecnologia hippie. Elas estão dispostas a considerar isso além de uma coisa estranha”, afirma Ross. Recentemente, ele entrou com um pedido de patente internacional sobre materiais de construção fúngicos, mas afirma que ainda não está pronto para tornar o projeto, algo corporativo.

tijols de cogumelos

O próximo plano de Ross, de acordo com a revista, é construir uma casa inteira para aproximadamente 12 a 20 pessoas, com o mesmo processo de produção do arco de tijolos.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Baterias Sólidas Prometem Triplicar Autonomia de Carros Elétricos

Patrimônio cultural da zona leste de São Paulo: resgate histórico e belezas arquitetônicas

Como o Avião Windrunner Está Moldando o Futuro do Transporte de Energia Eólica

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.