fbpx
Continua após a publicidade..

Bambu Entrelaçado Sustenta Centro Comunitário no Vietnã 

O Centro Comunitário Casamia é feito basicamente de palha e bambu, sendo uma obra barata, sustentável e única.
Continua após a publicidade..

Vo Trong Nghia é um renomado arquiteto vietnamita, que fundou a VTN Architects, que é um escritório muito famoso pelos seus prejetos lindos, onde a natureza, e principalmente, o bambu são seus protagonistas. E no Centro Comunitário Casamia, a fama se manteve intacta, sendo que a estrutura conta com quase 9 metros de altura, utilizando do bambu como a principal matéria prima por trás da obra, tornando o projeto muito barato e sustentável.

bambu entrelaçado centro comunitario vietna

Como o bambu entrelaçado foi utilizado?

A obra, erguida em Cam Thanh, localizada na área rural de Hoi AN (Vietnã), foi bastante inspirada pela espécie nativa, a palmeira nipa. De forma geral, a obra possui uma base feita com concreto, telhado feito de palha e é claro, estruturas entrelaçadas de bambu. 

Contando com 22 armações em forma de arco de colunas, combinadas com treliças com contraventamento. Em seu teto com forma de abóbada, foram combinados arame e colmo, garantindo muita firmeza ao telhado. Onde a forma abobada é perfeita para enfrentar tempestades que são muito comuns nessa região do Vietnã.

Arquitetura Sustentável, noticias

Já o bambu é sempre usado, por unir resistência e flexibilidade, além de ser muito barato, quando comparado a outros materiais de construção. Outro fato muito relevante do seu uso no Centro Comunitário Casamia, é a capacidade do bambu e da palha de absorverem o som de dentro, gerando uma excelente absorção acústica. Sendo algo extremamente relevante quando eventos são realizados no local.

Arquitetura Sustentável, noticias

O Centro possui uma área de cerca de 1.600 m², sendo dividido em dois níveis. O Centro conta com academia, piscina externa e dois cafés. Vidraças são usadas em todo seu arredor, para otimizar o uso da luz natural. Além disso, o Centro fica próximo a um rio, que garante uma área mais fresca no verão.

Como cultivar plantas de bambu?

Os bambus em geral preferem umas 8 horas de sol por dia, embora algumas espécies precisem de sombra naquela parte do dia que é mais quente. Se você plantar bambu em uma região mais fria, plante-o em área com sombra parcial, para que quando o inverno chegar ele não sofra muito de desidratação.

Continua após a publicidade..

Por que o bambu é considerado o aço verde da construção civil?

Há diferentes formas de empregar e também várias técnicas para construir com bambu. Ele pode ser unido a outros materiais – terra, cimento e vidro – para formar, reforçar ou revestir estruturas. Por isso, o bambu é chamado por muitos como o ‘aço verde’ da construção civil.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.