fbpx
Continua após a publicidade..

Barco Elétrico ‘Voador’ Promete Revolucionar o Transporte em Estocolmo

Descubra como Estocolmo está revolucionando o transporte público com novas balsas elétricas de alta velocidade e eficientes. Clique aqui para entender essa inovação!
Continua após a publicidade..

Empenhada na transição para um transporte mais sustentável, a cidade de Estocolmo, na Suécia, está testando uma tecnologia inovadora para transporte público aquático. A Candela, fabricante de barcos elétricos, desenvolveu a embarcação P-12, proposta futurista que parece mais um objeto voador.

A embarcação P-12, apresentada na última semana, tem capacidade para 30 passageiros e pode atingir uma velocidade de até 56 km/h, superior às balsas elétricas já existentes. Capaz de “voar” um metro acima da água graças ao hidrofólio de fibra de carbono, a embarcação diminui o atrito com a água.

barco elétrico candela p-12
newsletter

“É um verdadeiro salto”, declarou Erik Eklund, responsável pela divisão comercial da Candela. “A economia de energia que obtemos com o transporte aéreo nos dá a velocidade e o alcance que precisamos para que isso funcione com baterias.”

A empresa afirma que o barco elétrico consome 95% menos energia por passageiro/quilômetro em comparação com navios convencionais movidos a diesel. Além de silenciosa e eficiente, a embarcação respeita a legislação local, que limita a velocidade nas vias navegáveis para minimizar erosões nas margens e reduzir o impacto em outras embarcações.

Ainda em fase de testes, o P-12 deverá entrar em operação em julho, realizando o trajeto entre o subúrbio de Ekero e o centro de Estocolmo. Este projeto piloto de nove meses promete reduzir o tempo de viagem via transporte público de 55 para 25 minutos.

Mobilidade, noticias

Gustav Hemming, vice-presidente do Conselho Executivo Regional em Estocolmo, expressou seu entusiasmo. “A intenção da região de Estocolmo é expandir o transporte público sobre a água, pois acreditamos que essa é uma das chaves para tornar o transporte público mais atraente”.

Na Suécia, o transporte por barco é o que mais cresce logo após a pandemia da COVID-19. As águas abertas de Estocolmo oferecem uma valiosa infraestrutura que precisa ser incorporada ao sistema de transporte público.

Arash Eslamdoost, professor da Universidade de Tecnologia Chalmers, lembrou que a densidade de energia das baterias atuais é um desafio para a eletrificação da frota marítima. “É onde o hidrofólio entra como uma solução radical para extrair o máximo da limitada energia elétrica a bordo”, disse.

Continua após a publicidade..

A expectativa é que outras cidades portuárias, como São Francisco, Nova York e Veneza, sigam o exemplo de Estocolmo. Assim, a mobilidade urbana pode ganhar uma generosa contribuição num futuro próximo.

As pessoas também perguntam

Quanto custa um barco elétrico Candela P-12?

A versão para 12 passageiros vai custar em torno de R$10 Milhões de Reias (1.7m Euros)

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Aspirador Gigante Vai Sugar a Poluição do Ar

Ecoturismo no Brasil: Veja 4 Destinos Imperdíveis para 2024

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.