fbpx
Continua após a publicidade..

Cascas de Coco São Usadas Para Retirar Óleo do Mar

Projeto de despoluição foi desenvolvido por estudantes brasileiras da Escola Técnica Estadual de Caraguatatuba
Continua após a publicidade..

Um projeto visionário vem garantindo a solução de dois grandes problemas encontrados no litoral brasileiro: as cascas de coco espalhadas pela areia e o óleo de navios derramados no mar.

Estes dois grandes desafios ambientais foram correlacionados por estudantes brasileiras da Escola Técnica Estadual de Caraguatatuba, que criaram uma espécie de absorvente em pó com as casas do coco, que tem a função de filtrar o óleo do oceano.

cascas de coco

O absorvente em pó de coco foi baseado no turfa canadens, que também é um pó usado no Porto São Sebastião para retirar o óleo de navios das águas.

Desenvolvimento do projeto com cascas de coco

O que era para ser apenas um projeto acadêmico conduzido pelas alunas Nubia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, se tornou um grande negócio, visto que o absorvente em pó de coco já foi até registrado em cartório.

Para garantir a eficácia do produto, as alunas ainda realizaram inúmeros testes em tanques cobertos de água do mar com óleo derramado.

Meio Ambiente, noticias

Além disso, o resíduo do preparo do absorvente de coco pode ser usado como biomassa substituta ao carvão.

Dessa forma, as estudantes garantiram três grandes feitos sustentáveis por meio de um projeto: reutilizar os cocos que poluíam as areias das praias, retirar o óleo derramado por embarcações do mar e limitar o uso de carvão substituindo por um produto natural.

Mais soluções para os cocos jogados nas praias

Além do pó de coco absorvente, existem outras alternativas sustentáveis para usar as cascas desse fruto de forma estratégica.

No Ceará, por exemplo, as casas são reaproveitadas na produção de fungicida natural, adubo, contenção da areia da praia e até na fabricação de móveis.

Continua após a publicidade..

De acordo com pesquisas locais, só nas praias de Fortaleza são consumidas em média 40 toneladas de coco por dia.

Diante disto, garantir o reaproveitamento do material, sem dúvidas, pode ajudar a tornar o ambiente mais limpo, assim como garantir uma destinação correta para esse lixo orgânico, que seria descartado em aterros.

Veja como o coco é usado para a composição de adubo orgânico:

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.