fbpx
Continua após a publicidade..

Cidade de Petrolina Recebe Novo Sistema de Energia Solar

A cidade pernambucana foi escolhida para a implementação do novo sistema de energia solar, por suas condições climáticas.
Continua após a publicidade..

É incessante a busca por inovações na área de energias alternativas e no desenvolvimento potencial da geração de energia solar. Por isso, um novo sistema de energia solar está sendo pesquisado como opção à parte na produção de energia elétrica na cidade de Petrolina, no Pernambuco.

A Pesquisa do Novo Sistema de Energia Solar

Em novo sistema de energia solar, os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol.
Em novo sistema de energia solar, os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol. (Divulgação/Governo do Pernambuco)

De acordo com o portal Engenharia É, a nova empreitada conta com profissionais e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e de um instituto alemão. O objetivo do projeto é implementar uma estrutura tecnológica heliotérmica que possibilita o armazenamento constante de energia, podendo usá-la a qualquer momento do dia.

Os pesquisadores irão estudar a modelagem do sistema de geração fotovoltaica e sua interação com a rede de energia elétrica, avaliando o desempenho dos subsistemas até o ponto de conexão entre os geradores de energia fotovoltaica e a rede da concessionária de energia elétrica. 

A outra vertente do estudo acompanhará e analisará, por meio do uso de processamento de imagens, as interferências na geração de energia provocadas por fatores como a sujidade nas placas fotovoltaicas.

Tecnologia Heliotérmica no Novo Sistema de Energia Solar

fonte heliotérmica de energia
Reprodução/Agência Brasil

O novo sistema utiliza a geração de energia heliotérmica, que usa o sol como fonte indireta de eletricidade. Ela funciona com um conjunto de captadores espelhados, distribuídos em uma área plana.

Os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol e refletem os raios para uma torre chamada “torre solar” onde o calor é armazenado e transformado em energia. A energia fotovoltaica, já explorada no Brasil, não é capaz de guardar o calor produzido e isso é o que difere desse novo sistema.

painel solar
Reprodução/ Diário de Pernambuco

Segundo Paulo Alexandre Rocha, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Laboratório de Energia Solar e Gás Natural da instituição, em relação aos sistemas fotovoltaicos, é necessário ter um sistema de baterias bem caro e complexo para operar. “Com o armazenamento térmico é bem mais viável que a energia fique guardada em forma de calor para, no momento em que for necessária, ela ser acionada, inclusive à noite”.

Ele ainda explica que existe um limite de aleatoriedade na energia fotovoltaica. Caso não tenha luz do sol, a energia hidrelétrica sempre terá que fornecer suporte como complementação. “É o mesmo com a eólica: se você não tem vento, precisa acionar turbinas da hidrelétrica para compensar a baixa produção. Já com o sistema de armazenamento térmico, as turbinas seriam acionadas em caso extremo”, analisa.

Petrolina e Sua Intensidade Solar

paineis solares
Usina solar em Petrolina. (Divulgação/Conqr)

Devido a sua grande intensidade solar, Petrolina foi a escolhida para a implementação do novo sistema de energia solar.

Continua após a publicidade..

Em 2019 o município de Petrolina foi destaque nacional na instalação de placas de energia solar, segundo dados Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Eles apontaram a cidade pernambucana como o 9º lugar no ranking de cidades do Brasil com maior número de instalações fotovoltaicas. 

Atualmente, são cerca de 405 instalações de sistemas, o que compreende 6,8 MW de potência instalada na cidade.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Baterias Sólidas Prometem Triplicar Autonomia de Carros Elétricos

Patrimônio cultural da zona leste de São Paulo: resgate histórico e belezas arquitetônicas

Como o Avião Windrunner Está Moldando o Futuro do Transporte de Energia Eólica

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.