fbpx
Continua após a publicidade..

Engenheiro Brasileiro Produz Combustível a Base De Tucupi No Pará

Litros de tucupi e energia solar foram utilizados durante o desenvolvimento do Combustível a Base De Tucupi
Continua após a publicidade..

Um engenheiro brasileiro criou combustível utilizando apenas tucupi e energia solar, na cidade de Breves, localizada no Pará. 

Alípio Fernando, um engenheiro mecânico que está trabalhando desde o ano passado, especificamente no mês de fevereiro de 2021, em uma pesquisa inovadora na ilha do Marajó que consiste nas gerações de combustíveis por meio da energia solar e do tucupi. O engenheiro afirma que atua no interior do município de Breves, no estado do Pará, e que não há disponibilidade para fornecimento de eletricidade. As placas são utilizadas no uso das baterias para realização contra o dia.

Combustível a Base De Tucupi

Como funcionará a produção de combustível a partir do tucupi

De acordo com Alípio Fernando, o projeto está em fase de desenvolvimento de um motor elétrico que será instalado dentro de uma rabeta de pequeno porte, onde serão utilizadas as baterias como fonte de energia para o motor.

Combustível a Base De Tucupi

O projeto foi desenvolvido dentro da Eco-Fazenda Escola Patú Anú. Onde a criação de aves caipiras que ficam livres de gaiolas é o carro chefe.

Projeto de combustível a base de tucupi no Pará evita a poluição de rios

O engenheiro afirma que o tucupi quando jogado diretamente nos rios, sem passar pelo processo de quarentena, é muito tóxico e acaba contaminando os rios, peixes e outros seres vivos.

Energia, noticias

Com isso em mente, é realizado um trabalho  para que o ribeirinho não jogue fora o tucupi, mas venda para o projeto do biocombustível. Dessa forma, o tucupi é aproveitado, misturado e futuramente levado para um biodigestor, onde é transformado em biogás.

Continua após a publicidade..

O biogás é utilizado na cozinha do projeto e também como fonte de combustível para os motores 4 tempos. Para isso, o engenheiro adaptou um carburador em um motor que é utilizado para fazer o transporte de uma rabeta, também adaptada com esse propulsor.

A parte mais interessante de todo o processo do biodigestor em si, é que ele gera biofertilizante, um produto rico em nutrientes para irrigar a floresta. Sendo assim, de tempos em tempos esse material é retirado do aviário no Pará e é levado para outro local, como uma composteira onde fica em quarentena e finaliza o processo de fermentação. Logo após é adicionado o tucupi, um resquício de produção de farinha.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.