Dicas para reutilizar carretéis de madeira na decoração

Os objetos mais usados  para obter uma decoração mais sustentável

O que são carretéis de madeira?

 

Os carretéis de madeira são fabricados para embalar cordas, correntes, tubulações plásticas, cabos. No mercado também podem ser encontrados carretéis de plástico.

 

Qual a diferença de carretel e bobina?

 

O produto é o mesmo, o carretel somado ao fio, corda, cabo etc, recebe o nome de bobina.

 

 

Os carretéis são fabricados com madeira de MDF, compensado ou pinus. Segundo a Norma Brasileira aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 6236 (Madeira para carretéis para fios, cordoalhas e cabos) diz que os carretéis “devem ser utilizados Pinus sp ou outros tipos de madeira renovável que apresentem densidade igual ou superior a 0,4 g/m3 , a 15% de umidade”.

 

Dependendo do fabricante, os carretéis podem medir 0,65 m a 2,70 m de diâmetro e a bobina para ser transportada pode ser aberta ou fechada. Elas são forte o suficiente para resistir ao transporte e manuseio e serem armazenadas por um período de 2 anos, desde que sejam obedecidas as orientações da NBR 7310 (Transporte, armazenamento e utilização de bobinas de condutores elétricos em madeira). Isto significa que as bobinas podem ser utilizadas nesse período e depois voltam a ser carretéis e prontos para serem reutilizados com criatividade.

 

Agora que aprendemos um pouco sobre este assunto, vamos ver alguns exemplos de como reutilizar os carretéis de madeira na decoração.

 

1.       Mesas Rústicas

Começamos pelas mesas que são as mais utilizadas por causa da forma natural do carretel. É muito simples e fácil de fazer , basta deixar o carretel como ele vem, com a madeira natural aparente. Não se esqueça de tomar cuidado com pregos e parafusos.

As mesas rústicas podem ser feitas com o próprio centro do carretel, ou utilizá-los somente como tampo com pernas de diversos tipos, até mesmo de canos de cobre.

 

 

2. Mesas Pintadas ou Laqueadas

Uma limpeza caprichada e uma simples lixada é o suficiente para começar a pintar ou laquear os carretéis de madeira, e transformá-los numa mesa de apoio, centro, ou lateral.

 

 

 3. Mesas Desenhadas

Essas mesas podem ir além da criatividade, servem para descobrir o artista que tem dentro de cada um, com muita personalidade e ao seu gosto.

 

 

4. Poltronas

Que tal ter um móvel único? Além de criar algo diferente para o seu espaço, que dificilmente alguém terá um igual, os carretéis de madeira podem ser transformados facilmente em poltronas, sem acabamento, com uma arte diferente, ou até mesmo com os carimbos das empresas que utilizaram a bobina.

 

 

5. Relógios

Com ou sem ponteiros; números cardiais ou romanos, os relógios ou supostos relógios dão um charme em qualquer parede do ambiente.

 

 

6. Para o Bar

As ideias de bar são diferente nessas imagens, pois pode ser apenas um aparador para copos e bebidas ou mesmo com um balde de gelo no centro do tampo.

 

 

7. Para os Livros

Esses carretéis com bastões fixos, agem como suportes para os livros. Funcionam como prateleiras que cabem em todo os lugares, ainda mais se tiver rodízios.

 

 

8. Para o Jardim

Os carretéis na sua produção, foram feito para aguentar intempéries por causa do transporte, por isso são resistentes e aguentam bem nos ambientes abertos como jardins e varandas. Recomendamos a utilização de um verniz ecológico para maior proteção.

 

 

9. Outras funções

Além de todas as ideias anteriores, há muitas outras coisas em que se podem utilizar um carretel de madeira. Peças que desenvolve a criatividade, decoram, enfeitam, organizam e encantam um ambiente. Inspire-se:

 

 

Fonte: Sustentarqui.com.br

Guia de Práticas Sustentáveis