fbpx

Embarcação Promete Retirar 50 Toneladas De Lixo Dos Rios

Semelhante a uma embarcação comum, o The Interceptor tem como diferencial sua atuação e proposta sustentáveis.

A organização The Ocean Cleanup em parceria com a Konecranes criou um projeto inovador, que pode ser a solução para reduzir a quantidade de resíduos sólidos nos rios, e logo, nos mares; a embarcação The Interceptor.

De acordo com dados da organização The Oceans, 80% dos resíduos sólidos jogados em rios chegam aos oceanos, portanto, impedir que esses materiais sejam descartados nas águas pode fazer toda a diferença no futuro do ecossistema.

A ameaça global, a qual a vida marinha e até os seres humanos enfrentam, devido à poluição de rios e mares está avançando cada vez mais, inclusive, gerando consequências irreversíveis como a morte de espécies, intoxicação humana e diversos outros males.

The Interceptor, o embarcação amigo dos rios e mares!

A embarcação em prol dos rios e mares consegue remover até 50 toneladas de lixo por dia.

A começar pelo funcionamento, este veículo flutuante aproveita o fluxo das águas para coletar os resíduos e logo em seguida, armazená-los em suas lixeiras internas.

Além disso, o The Interceptor conta com tecnologia inteligente, que avisa os operadores sobre a capacidade limite das lixeiras.

Ainda de acordo com a The Ocean Cleanup, a embarcação em prol dos rios e mares consegue remover até 50 toneladas de lixo por dia.

Além da embarcação The Interceptor, existem pelo mundo algumas alternativas inovadoras para retirar o lixo dos rios e oceanos.

A expectativa da The Ocean é garantir que aproximadamente 1000 rios espalhados pelo mundo receba um exemplar dessa embarcação, a fim de acabar de vez com os resíduos sólidos expostos inadequadamente nessas fontes hídricas.

Atualmente existem quatro exemplares do The Interceptor em atividade nos rios da Indonésia, Malásia, República Dominicana e do Vietnã.

Confira os detalhes do The Interceptor em funcionamento:

Mais alternativas para retirar o lixo dos rios e oceanos

embarcação recolhendo lixo

Além da embarcação The Interceptor, existem pelo mundo algumas alternativas inovadoras para retirar o lixo dos rios e oceanos.

  • Ecobarreira: Aqui no Brasil, por exemplo, uma ecobarreira é utilizada no Arroio Dilúvio, um córrego da cidade de Porto Alegre-RS. Esta barreira flutuante reúne o lixo que passa pelo local, impedindo que chegue ao lago. O departamento de limpeza da cidade é responsável pelo recolhimento dos resíduos diariamente.
  •  Ecoboat: No Rio de Janeiro, um ecoboat, um pequeno barco coletor de lixo passa pelas águas cariocas recolhendo os resíduos sólidos, que logo após atingir sua capacidade de até quatro toneladas de detrito, repassa o material para um centro de triagem para reciclagem dos resíduos.
  • Seabin Project: Outra grande solução para reduzir o lixo das águas é o projeto australiano Seabin. Nele uma máquina, que parece uma lixeira aquática suga e filtra a água de todos os resíduos, entre plásticos, metais, restos de alimentos e até mesmo óleo.
carro hibrido capa

Carro Híbrido: Como Funciona e Principais Tipos (+4 Modelos Mais Vendidos)

Voltz Lança Primeiro Triciclo Elétrico De Produção 100% Brasileira

Trem Turístico Movido a Energia Solar Ligará Argentina a Machu Picchu