A geração independente de energia deve desempenhar um papel crescente nos mercados de energia do mundo. A maior parte disso atualmente vem na forma de energia solar, mas em certas áreas, o vento pode definitivamente desempenhar um papel maior.
Nem todo local é apropriado para uma turbina eólica com pás e, e pensando nisso, a Aeromine Technologies, da Universidade de Houston, projetou uma forma muito diferente e muito organizada de captura de energia eólica no telhado que parece ser um verdadeiro divisor de águas.
Tal como acontece com as turbinas eólicas tradicionais, o tamanho é fundamental. Portanto, embora os geradores de energia eólica da Aeromine ocupem um espaço relativamente pequeno em seu telhado, eles ainda são bastante volumosos. Por outro lado, eles não criam o ruído ou a distração visual do constante movimento de uma turbina regular com lâminas, então podem ser mais apropriadas para áreas urbanas.
A Nova urbina é muito segura e barata de construir; não precisa de nenhum material sofisticado como fibra de carbono, não há nada de especial no ventilador em si, e tudo se desfaz para transporte e um processo de construção relativamente simples no local.
A Aeromine ainda não indicou uma capacidade padrão para seus dispositivos, mas estimasse que essas unidades tenham capacidade para 5 kW – o que é gerado por um típico sistema solar doméstico de telhado de 21 painéis.
O potencial aqui é bastante claro; a energia solar e eólica funcionam bem de forma complementar. A energia solar gerando durante as horas mais ensolaradas, o vento pode ser de 24 horas, mas é totalmente dependente das condições. A pequena área necessária para instalação de um sistema Aeromine torna possível cobrir o resto do telhado em painéis solares.