fbpx
Continua após a publicidade..

Estilista Sugere Destino Para Máscaras Protetoras Contra Covid-19

Só na capital paulista, foram produzidas mais de dois milhões de máscaras para a população carente contra o coronavírus
As máscaras de tecido na luta contra a covid 19 têm tempo curto de vida. (Reprodução/O Dia)
As máscaras de tecido na luta contra a covid 19 têm tempo curto de vida. (Reprodução/O Dia)
Continua após a publicidade..

Não importa se sejam de pano ou descartável. Barata ou tecnológica. Você já parou para pensar no que fazer com a sua máscara quando a covid-19 (enfim!) acabar? Depois de questionar esse problema, Alessandra Ponce, estilista especializada em moda consciente encontrou algumas soluções.

Em sua coluna no portal Colabora, a designer afirma que é comprovado que o mercado da moda é o segundo maior poluente do mundo. Em certos materiais, como jeans e poliéster podem levar centenas (ou até mesmo milhares) de ano para se decomporem. 

“As (máscaras) de tecido têm tempo curto de vida, indicadas para usar até trinta vezes, e o descarte delas vai se juntar ao volume de roupas que já são jogadas precocemente”, alerta a designer. 

Designer afirma que só em SP, já foram gastos 439.698 metros quadrados de tecido para máscara em combate à covid 19. (Reprodução/Mário Chaves)
Designer afirma que só em SP, já foram gastos 439.698 metros quadrados de tecido para máscara em combate à covid 19. (Reprodução/Mário Chaves)

Por serem mais econômicas, as de pano foram as escolhidas pela maioria da população do país, o que gera preocupação.

Somente na cidade de São Paulo, foram confeccionadas pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETCs) mais de dois milhões de máscaras para a população carente — isso sem adicionar as que foram (e estão sendo!) produzidas por costureiros, artesãos e quem optou por produzir a sua própria. 

Por serem parte do nosso dia a dia, as máscaras são uma tendência de moda: as pessoas têm várias delas, com estampas e modelos diferentes.

Para desenhar um panorama fictício da quantidade de máscaras em São Paulo, Ponce simulou a possibilidade de que cada habitante da ‘terra da garoa’ tenha cerca de 5 máscaras.

“Podemos considerar que, só na cidade, já foram gastos 439.698 metros quadrados de tecido. Com toda essa malha, daria para forrar o gramado de 68 campos de futebol!”

Alternativas Para Descarte das Máscaras contra a Covid 19

Como a Anvisa sugere que as máscaras devem ser descartadas depois de 30 usos, ou sempre que o tecido apresentar furo ou desgaste, a designer pensou em algumas alternativas para descartar todo esse montante:

  1. Retorno de Máscaras e Reciclagem: caso você tenha adquirido as suas máscaras em uma loja, empresa ou confecção, a sugestão é cobrar para que esses locais as recebam de volta e as encaminhe à reciclagem.
  2. Reaproveitamento e Doação: A segunda sugestão é utilizar os tecidos dessas máscaras para a confecção de materiais artesanais, como colchas de retalhos, vestimentas e fuxicos, por exemplo. Alessandra sugere que caso queira, a pessoa poderá doar a costureiras e/ou artesãos, mas garante que a confecção deste tipo de materiais é uma atividade prazerosa, que não demanda grandes quantidades de tecido.

Moda Sustentável

moda sustentável
(Reprodução/Instagram)

Entusiasta da moda sustentável, nos últimos tempos Alessandra tinha o pensamento constante de que as pessoas tinha que parar de descartar suas roupas tão precocemente.

A partir dele, que a designer reuniu diversos materiais e escreveu o livro infanto-juvenil “Alinhavos – O futuro do planeta está no seu guarda-roupa”.

Publicado em 2019 pela Panda Books, o livro é o precursor no tema moda sustentável para crianças. “Hoje, quando falamos em uso consciente das roupas, temos que olhar também para as máscaras”, finaliza.

Lixo da Covid 19 Invade Oceanos

A preocupação da designer deve ser levada em conta. As consequências do descarte de materiais utilizados no combate a Covid-19 já estão chegando aos nossos Oceanos. Mergulhadores da ONG francesa, Opération Mer Propre, identificaram milhares de frascos de desinfetante, lucas e máscaras no mar Mediterrâneo.

Esses itens hospitalares só fazem aumentar o lixo que habitualmente polui os oceanos do planeta.

Continua após a publicidade..
Lixo da Covid 19 Invade Oceanos
(Divulgação/Opération Mer Propre)

Um dos membros da organização, Joffrey Peltier, considera que este comportamento é um desperdício covarde e que as quantidades de lixo nos oceanos, serão ainda muito superiores no futuro. “Esta é a promessa da poluição que virá se nada for feito”, lamenta.

A organização tem esperanças de que a propagação das imagens do lixo hospitalar nos oceanos conscientize as pessoas a adotar máscaras reutilizáveis (que por ventura, poderão ser recicladas) ​​e a evitar o uso de luvas, optando por higienizar as mãos frequentemente.

“Com todas as alternativas, o plástico não é a solução para nos protegermos da Covid-19. Essa é a mensagem”, finaliza.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Alivia Sistema Elétrico Brasileiro em Recordes de Calor

Primeira Bicicleta Elétrica com Conexão 5G e IA Chega ao Mercado

Rad Lança E-bikes com Dispositivo de Segurança Nas Baterias

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.