7 Ideias Para Reaproveitar Caixas De Madeira Na Sua Decoração em 2021

Reaproveitar caixas de madeira na decoração da casa além de fácil, ficam lindas como peças de decoração. Separamos algumas ideias para te inspirar.

Reaproveitar caixas de madeira na decoração da casa além de fácil, ficam lindas como peças de decoração. Separamos algumas ideias para te inspirar.

Mas antes de iniciar, vamos falar um pouco sobre as diferenças entre reutilizar e reciclar. Apesar de serem palavras parecidas, o significado não é.

Reutilizar significa reutilizar um produto para evitar que o mesmo vá para o lixo. Já o reaproveitamento é aproveitar novamente aquilo que já foi usado. Por fim, a reciclagem, é quando um produto passa por um processo, seja químico ou físico e se torna outro produto.

Um exemplo de reciclagem, são as garrafas pets. Elas geralmente são recicladas e acabam se tornando um outro produto. Como fibras para a fabricação de tecidos.

Em todos os processos, seja na reciclagem, na reutilização ou no reaproveitamento, é evitado que mais lixo seja despejado de forma indevida. Com essas atitudes, preservamos o nosso meio ambiente.

Como preparar as caixas de madeira para a decoração

Se você está pensando em como pintar e deixar as caixas de madeira ainda mais lindas para sua decoração. Não se preocupe, vamos dar essa dica também!

Para preparar e reaproveitar as caixas de madeira, você não precisará de muitas coisas.

Assim, o primeiro passo é lixar a madeira, para isso você irá precisar de lixas de diferentes gramaturas. As lixas com uma gramatura maior.  Utiliza-se para lixar as partes mais grosseiras da caixa. Já a lixa mais fina, usa para fazer os acabamentos da caixa.

Aliás, existem granulação de lixas de 16 a 3000, a capacidade de lixar irá depender da granulação da lixa, quanto mais grossa for a lixa menor é o número. Ou seja, essa lixa irá “lixar” mais.

Dessa forma, quanto maior for o número menor é a capacidade de lixar, ou seja, ela é ideal para pequenos acabamentos. O mais comum para o trabalho na madeira é utilizar lixas com granulação entre 36 a 400, dependendo da necessidade.

Após lixar a madeira, você deve utilizar um pano úmido para retirar a poeira, antes de iniciar a parte da pintura ou do verniz.

Entretanto, o próximo passo dependerá muito da decoração que você deseja aplicar. A madeira permite uma grande diversidade de decoração. Sendo assim, você pode utilizar tinta a base de água, verniz, aplicação de adesivos, betume, fazer decupagem, enfim uma infinidade de opções.

Aliás, em muitas decorações, usa-se a tinta à base de água para colorir as caixas. Para a aplicar a tinta, é só fazer a diluição de acordo com o rótulo e aplicar sobre a madeira.

Para dar a próxima demão de tinta é importante esperar secar por no mínimo duas horas. Caso prefira, pode deixar a madeira com aspecto mais natural. Aplique apenas verniz ou o betume.

Ideias para reaproveitar as caixas de madeiras como prateleiras e estantes

As caixas de madeiras são excelentes para serem reaproveitadas como prateleiras. Para utilizá-las como prateleira é bem simples. Você pode utilizar tanto na vertical com a abertura para frente, como na horizontal com a abertura para cima.

Para instalar as caixas você irá precisar fazer quatro furos no fundo, ou na lateral das caixas dependendo da posição escolhida. Marque os quatro cantos das caixas na parede, faça um furo nos locais marcados, instale as buchas. Depois é só colocar a caixa no local e colocar os parafusos apertando bem.

 Aliás, vamos falar um pouco sobre formas de fazer estantes com caixas de madeira. É possível empilhar algumas caixas de madeiras e criar estantes lindas com ela.

Para criar estantes, você pode apenas empilhar as caixas de forma ordenada ou não. Mas o mais indicado, para sua segurança, é parafusar as caixas para evitar possíveis acidentes.

Então, também é possível adicionar rodinhas às estantes de caixotes e assim deixar ainda mais incrível sua estante. Essas rodinhas são facilmente encontradas em lojas de ferragens.

Entretanto, se você preferir, pode pedir para um serralheiro fazer uma base com ferro para sua prateleira com caixotes! Ou simplesmente, criar uma base de madeira e fixar pezinhos!

Outras ideias para reaproveitar caixas de madeira

As ideias com caixas de madeira não param por aí! Elas permitem criar uma infinidade de outros móveis para sua casa!

Se você tem crianças em casa, uma ótima forma de reutilizar os caixotes de madeira é fazendo um organizador de brinquedos! Ele pode ser feito em forma de estante, prateleiras ou ainda com rodinhas, como pequenas caixas de brinquedos.

Que tal utilizar as caixas para montar seu home office? Aliás, elas podem ser feitas para armazenar objetos diversos. Ou ainda como base para montar sua mesa e fazer prateleiras para armazenar seu material de trabalho!

E não para por aí! Afinal, existe uma infinidade de opções para fazer reutilizar as caixas incríveis. Pode se utilizar com sapateira, mesa de centro para sua sala ou como vaso.

Com toda a certeza, outra ótima opção é utilizar as caixas e fazer caminhas para seus pets! Personalize a caixa com o nome do seu cachorrinho e coloque um travesseiro bem gostoso! Pronto! Vai ser a caminhada perfeita para seu animal de estimação!

Dicas de como decorar

Que tal utilizar as caixas de madeira na sua lavanderia ou banheiro? Elas ficaram um charme! Lógico que criatividade é tudo! O segredo para uma boa decoração é saber combinar os elementos do espaço!

Dessa forma, procure escolher uma paleta de cor e colocar elementos que estejam dentro dela. Procure brincar com as estampas dentro dessa cartela de cor! Atualmente existem vários modelos de caixas de madeiras. Algumas são mais vazadas e outras mais fechadas. Procure uma que se adequa melhor ao seu projeto.

Assim, ficará mais fácil de você trabalhar a caixa dentro do que você deseja! Fazendo isso, além de ter um charme incrível e totalmente personalizado, você estará contribuindo para o meio ambiente, evitando o desmatamento!

Sendo assim, cada atitude, por menor que seja, conta para salvar o nosso planeta terra! Aliás, capriche na sua decoração aproveitando caixas de madeira e inspire outras pessoas!

Leia Também

No post here!