Para ser armazenado nas baterias e também conseguir alimentar as rodas sem muitas perdas, é necessário que o design do motor elétrico seja desenvolvido de forma que o carro consiga gerar o máximo de energia possível. Desde que a tecnologia foi descoberta no século 19, o princípio básico de operação de um motor elétrico, não sofreu nenhuma alteração.
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Como funciona o motor para carro elétrico?
Junto com outros itens, o motor de um carro elétrico consiste em dois elementos: um estacionário (estator) e um outro rotativo (rotor) localizados e anexados dentro de uma carcaça que juntos, compõem o motor do carro elétrico.
Para conseguir a rotação do rotor dentro do estator é necessário que a corrente elétrica passe pelo motor. Como possuem campos magnéticos diferentes, os dois elementos se repelem causando a rotação.
O torque é um fator que diferencia o motor de um veículo de uso industrial para o motor elétrico.
Para permitir que o carro atenda às necessidades de aceleração, o motor usado para veículos elétricos muitas vezes, requer alto torque em baixas velocidades.
O motor industrial é geralmente desenvolvido para operar em condições específicas e menos dinâmicas.
Já o motor elétrico, por causa das diferentes velocidades que vai trabalhar, necessita de uma faixa de operação diferenciada.
A utilização de motores elétricos nos carros contribui muito para redução dos níveis de poluição no ar pois não emitem gases poluentes trazendo inúmeros benefícios para o meio ambiente.
Em contrapartida, estes motores precisam ser alimentados pela energia do banco de baterias que demoram um certo tempo para serem recarregados por completo.
Por esse motivo, o carro não pode ser utilizado no momento em que a bateria é recarregada na tomada.
Agora, vamos conhecer os dois tipos de motores que são utilizados com bastante frequência em veículos elétricos. São eles: motores de corrente contínua – CC e os motores de corrente alternada – motores CA (motor de indução).
Motor de corrente contínua
O motor de corrente contínua escovado é alimentado por uma bateria ou alguma outra fonte CC. Esse é considerado como um motor mais simples.
Esse tipo de motor possui dois elementos: o estator – parte fixa do motor composto por ímãs e o outro chamado de rotor – a parte maior do motor possuindo uma bobina elétrica dentro.
Geralmente este tipo de motor é muito usado em carros para expandir e retrair os retrovisores e abrir e fechar vidros elétricos
Vantagens:
- Facilidade na instalação e construção
- Torque linear – Curva velocidade
- Velocidade simples de ser controlada
Desvantegens:
- Dissipação do calor
- Barulhento
- Manutenção
Motor de indução (assíncrono)
Considerados os mais comuns do mercado e por apresentarem melhor custo-benefício, oa motores de indução fazem parte da família dos motores de corrente alternada(CA).
Pelo fato da corrente elétrica que passa pelas bobinas fixadas no motor produzindo o campo magnético, o CA não necessita de ímãs permanentes.
Esses tipos de motores são mais caros que os motores de corrente contínua e são bastantes usados entre os fabricantes de motores elétricos, ainda mais em carros elétricos de alta performance.
A simplicidade de controle do motor de indução é por causa do seu design, assim, não necessita de muita manutenção.
Vantagens:
- Não utiliza ímãs permanentes
- Sem escovas
- Velocidade fácil de ser controlada
- Não necessita de mecanismos de partidas
Desvantagens:
- É pesado
- Corrente induzida causa perdas
- Não é compacto
Marcas de motor elétrico para carros
WEG
A WEG é responsável pelo fornecimento do sistema Powertrain para caminhões elétricos e-Delivery da Volkswagen.
Considerada uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo a WEG, marca o início de uma nova era lançando soluções e produtos para o ecossistema de transportes e logística no Brasil.
Siemens
Com auxílio da sofware de Siemens foi possível a produção e impressão 3D de um carro elétrico produzido em tempo recorde.
Em apenas dois anos, uma pequena equipe de jovens engenheiros da Electra Meccanica, com sede em Vancouver, foi capaz de projetar, simular e fabricar seu novo carro elétrico usando um software da Siemens.
Segundo a Electra Mecânica, o software da Siemens facilita a vida e por isso, estão planejando o lançamento de 75.000 carros SOLO nos próximos três anos. A empresa também busca cada vez mais profissionais para a fabricação.
Qual a potência de um motor elétrico para carros?
Tendo em vista que, cada uma das baterias pode rodar por aproximadamente 80 km, a autonomia dos veículos elétricos depende exclusivamente da quantidade de baterias que o mesmo possui.
Os motores elétricos tem um potencial bem maior do que o torque e por esse fator, eles não são mais fracos como muitos imaginam.
Existem alguns pontos que diferenciam a definição de torque e potência. Vamos à eles:
- Torque: é um impulso, uma força para acelerar mais rápido, subir uma ladeira, carregar mais peso, entre outros exemplos similares;
- Potência: permite que o motor atinja velocidades mais elevadas.
Tem como transformar um carro em elétrico?
Já imaginou transformar um carro em elétrico? Isso é possível utilizando o motor universal da Swindon.
A empresa britânica Swindon lançou um sistema de propulsão elétrica portátil, o HPD Powertrain 80KW com 110 cv, pesando menos de 50 kg facilmente adaptável em qualquer veículo. Porém o valor custa mais de R$ 50 mil.
Por possuir um porte pequeno, esse tipo de motor universal agrada muito para os que desejam mais potência e tem afinidade com os modelos híbridos, sendo compatível com todos os carros do mundo.
Conclusão
Mais sustentável e ecológico, a geração de energia elétrica é menos nociva do que os combustíveis fósseis visto que a emissão de poluentes chega a zero sendo essa, uma das principais características do motor elétrico automotivo.
Quanto custa o motor para carro elétrico?
Existem diversas opções de motores elétricos à venda no Brasil. Mas fazer esse trabalho requer mão-de-obra qualificada e homologada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Atualmente, a empresa mais conhecida no ramo é a Electro, de Minas Gerais.
De acordo com o site da empresa, um Ford Ka Sedan pode receber um motor de 10 kW, o equivalente a um propulsor 1.0 de 70cv, pelo custo de R$ 82.500,00. Sua autonomia é de apenas 120km e a velocidade máxima é de 122 km/h, mas, com o fácil carregamento de apenas 8 horas, é perfeito para o ambiente urbano.
As pessoas também perguntam
Quanto custa converter um carro elétrico?
O custo de transformação de um Ford Ka Sedan em um carro elétrico gira em torno de R$ 57 mil.
Quanto dura um motor de carro elétrico?
Em média, os fabricantes determinam uma vida útil mínima de 10 anos ou 240 mil quilômetros para as baterias dos carros elétricos.
Qual motor elétrico é mais eficiente?
Motor elétrico de fluxo axial da Magnax é mais leve e mais eficiente que o radial. Revolução também anda a todo o vapor entre motores elétricos. O da Magnax pode ter eficiência de até 98%!