fbpx
Continua após a publicidade..

Orégano: Para Que Serve e Como Plantar (+5 Benfícios)

O orégano é um tempero amplamente utilizado nas pizzas e na preparação das massas com molhos de tomate. Mas ele também é rico em propriedades medicinais que são pouco exploradas.
oregano
Continua após a publicidade..

O nome científico do orégano é Origanum vulgare, e são as folhas dessa planta que se usa como tempero, podendo ser utilizadas tanto frescas quanto desidratadas.

Ele é excelente para pessoas asmáticas, para atletas ele pode ajudar na recuperação de dores musculares e previne doenças degenerativas como o câncer. Seu uso é mais comum através de folhas secas, já que aroma é mais acentuado, mas ele também pode ser usado in natura.

Para o cultivo é muito importante observar alguns fatores, já que isso pode interferir diretamente no aroma que as folhas terão. Confira todas as dicas no post.

oregano

Para Que Serve O Orégano?

O orégano é rico em antioxidantes, compostos que ajudam a combater os danos causados ​​pelos radicais livres nocivos no organismo. O acúmulo de radicais livres tem sido associado a doenças crônicas como câncer e doenças cardíacas.

No Brasil um dos temperos mais utilizados com toda certeza é o orégano, ele é muito utilizado no preparo de pizzas e massas. Mas muito mais que um tempero ele tem muitas propriedades excelentes para a saúde. 

O orégano confere um sabor levemente picante e aromáticos as preparações, o nome científico do orégano é Origanum Vulgare. Ele pode ser usado em chás, como tempero ou como óleo essencial.

Sua origem é mediterrânea, tem muitas vitaminas e minerais, também possui compostos como os polifenóis, terpeno, pineno, linalol, borneol e terpineno.

Quais são os benefícios do orégano?

Ele é rico em vitaminas A, C, K e do complexo B, tem minerais como o magnésio, manganês, cálcio, potássio, zinco, ferro e cobre, tem ômega 3. Ele também possui ações antissépticas, anti-inflamatórias e anestésicas. Também tem propriedades antioxidantes e diuréticas.

Confira todos os benefícios:

  1. Melhora o sistema cardiovascular, graças ao ômega 3, controla a pressão alta, equilibra os batimentos cardíacos, diminui o colesterol, evita coágulos no sangue e arritmias cardíacas.
  2. Na digestão ele melhora a produção das enzimas digestiva e aumenta a sensação de saciedade contribuindo para o emagrecimento.
  3. Contribui para melhora dos sintomas da menstruação como cólica, regula o ciclo menstrual e ainda evita a menopausa precoce.
  4. Aumenta a imunidade, prevenindo doenças virais e também tratando quando esses sintomas surgem. 
  5. Previne o surgimento de doenças degenerativas como o câncer, graças as suas propriedades antioxidantes. 

Reduz dores musculares, inflamações e dores na costa, ótimo para quem pratica atividade física, misture azeite e orégano em parte iguais e aplique no local.

É ótimo para controlar ataques de asma, graças ao carvacrol, flavonoides e terpenos que agem como um agente purificante do pulmão. Ele limpa o trata respiratório e os tubos branquiais. 

É importante mencionar que para obter os benefícios do orégano, é importante que faça parte de uma alimentação equilibrada e saudável, além de ser fundamental praticar atividade física regularmente.

Como usar a planta de orégano?

Ele pode ser usado em forma de tempero, chá e óleo essencial, confira cada uma:

Orégano Seco

orégano seco

O orégano é mais utilizado em massas e pizzas, nas cozinhas gregas e italiana ele é muito utilizado. Ele combina muito bem com tomate, peixes, carnes e vegetais. Podendo ser usado em cozidos, assados, saladas, sopas, óleos e molhos, pode usar o orégano seco ou in natura.

Orégano fresco

Orégano fresco é luxo, na maioria das vezes temos acesso à versão seca e empacotada da erva, que em gosto deixa muito a desejar. Bom para aromatizar e dar sabor aos mais diferentes pratos.

Chá de orégano 

chá de orégano

Pode ser usado para combater colesterol alto, digestão, combater gripes, asma, cólicas menstruais e inflamações. 

Para fazer o chá use 1 colher de sopa de orégano seco ou in natura e uma xícara de água. Ferva a água, desligue o fogo, acrescente o orégano e abafe, quando tiver morno, coe e beba.

Óleo essencial de orégano

Excelente para desobstrução nasal e para alergias e pele, o óleo essencial é muito usado em aromaterapia e para deixar o cabelo mais bonito e saudável!

Como plantar o orégano?

folhas de orégano

O orégano é uma planta perene muito utiliza na cozinha, muitas das espécies vêm do mediterrâneo. O clima, a fertilidade do solo e o tempo podem interferir no aroma final da planta. 

Não exige tantos cuidados no seu plantio e no seu cuidado, podendo ser plantado em canteiros, jardineiras e vasos.

orégano

Ele pode ser planta de três formas diferentes sementes, touceiras ou estaquia. O plantio através de sementes é o mais demorado para seu desenvolvimento até a colheita. Já a plantação através da estaquia é mais rápida e leva menos tempo para o crescimento da planta, recomenda o plantio em local definitivo.

Para plantar as estaquias, corte as estacas com 15 cm de altura, e remova as folhas da base até a metade, deixando uma média de 3 ou 4 pares de folhas. Coloque o ramo em um copo de água até que as raízes surjam, depois é só plantar em local definitivo. 

Plantar Orégano Por Estaquia

Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes e então plante no local definitivo, ou em vasos e jardineiras. O espaçamento entre as plantas de orégano geralmente é de 30 cm, mas essa medida pode variar com o tamanho do cultivar ou da espécie.

Folha De Orégano

O orégano é uma planta de folhas muito aromáticas, indispensável na culinária mediterrânea. Pode ser usado fresco, mas o aroma pungente de suas folhas se intensifica com a secagem. Como outras ervas aromáticas, o orégano perde seu sabor se cozido, portanto deve ser adicionado aos pratos sempre no final do preparo.

Solo

A altura máxima que o orégano irá atingir é de 20 a 80 cm. Para o cultivo o solo deve ser bem drenado e fértil, ele também cresce em solos pobres de nutrientes, mas isso interfere na qualidade final do tempero.

O ph do solo deve estar entre 6 a 8, solo com calcário faz com que a planta se desenvolva melhor. 

Continua após a publicidade..

Ambiente e luminosidade

A planta se desenvolve melhor em clima ameno ou moderadamente quente, a temperatura ideal é entre 21º a 25º C. Mas suporta bem a seguinte faixa de temperatura entre 4º a 32º C.

Ele precisa receber diariamente a luz do sol diretamente, por pelo menos algumas horas, quanto mais sol, mais aromáticas serão as suas folhas.

Adubação

O solo precisa ser rico em matéria orgânica e de nutrientes para garantir vitalidade a planta, evite utilizar fertilizante ou composto, isso pode interferir no aroma da planta. 

Espaçamento

O espaçamento pode variar, mas o recomendado é que as plantas tenham em média 30 centímetros entre elas. Mantenha sempre o canteiro ou vaso livre de ervas daninhas

Irrigação

O solo deve ser mantido úmido, por isso, é necessário irrigar com uma certa frequência, principalmente durante o desenvolvimento da planta. Depois se caso o solo secar por um período de tempo pequeno não tem problema. Nunca rege demais ou de menos, ambos podem afetar o desenvolvimento da planta,

Colheita

A colheita pode começar quando a planta atingir cerca de 20 cm de altura, as flores também podem ser utilizadas como condimento e podem ser colhidas assim que abrirem. O sabor das folhas são mais fortes são quando estão secas, quando bem cuidado o orégano pode durar até 5 anos.

Conclusão

Além de ser um dos temperos mais conhecidos do mundo, tem um perfume incrível e traz vários benefícios para a saúde. Se você seguir as nossas dicas, vai aproveitar essa planta de diversas maneiras.

Quais os efeitos colaterais do chá de orégano?

O uso do óleo de orégano, em geral, é seguro e não causa efeitos colaterais. Algumas pessoas sensíveis ou alérgicas à planta podem sentir problemas como irritação na pele, diarreias e vômitos.

Para que serve o orégano chá de orégano?

Afinal, para que serve chá de orégano? Por conter uma grande concentração de fibras, vitaminas (A e C), compostos antioxidantes e outras substâncias medicinais, o chá de orégano serve para fortalecer diferentes sistemas do organismo: digestivo, imunológico, urinário, respiratório e cardiovascular.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Seriam as Árvores de Micro Turbinas Eólicas uma Solução Para Energia em Espaços Urbanos?

JAC Lança o Carro Elétrico e-JS3 para Competir com o Dolphin

O2: A Turbina de Maré Mais Poderosa do Mundo Chega aos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.