O instituto de pesquisa francês INES.2S (Institut National de l’soleil) desenvolveu um kit fotovoltaico que converte qualquer veículo eléctrico num coletor de energia solar.
O VIPV, sigla para Vehicle Integrated PhotoVoltaic, é um equipamento composto por painel fotovoltaico adaptável, uma bateria e uma interface eletrônica. A energia extra no kit pode ser utilizada para diferentes fins, tais como fazer o carro ir mais longe ou alimentar os aparelhos elétricos e de ar condicionado.
“A coleta de dados ao longo de vários meses e vários veículos permitirá quantificar com precisão a contribuição em quilômetros solares, que é estimada em 800 km adicionais de autonomia por ano”, afirma o instituto INES.
Atualmente a empresa está focada na promoção do produto junto dos fabricantes do setor como forma de estimular o interesse em avançar para uma solução integrada e otimizada que alimente a bateria principal do veículo.
O kit é visto como uma solução não intrusiva, compatível com qualquer veículo elétrico e que pode ser instalado facilmente. Como uma película, o material possui face traseira magnética e desenho mecânico que permite boa conformabilidade em qualquer carroceria metálica.
As vantagens do produto no setor de automóveis elétricos incluem a capacidade de alargar o alcance do veículo, aliviar parcialmente a tensão da rede de carga (infra-estrutura ainda incipiente em muitas áreas), melhorar o conforto do condutor através da redução da frequência de recarga e, claro, reduzir as emissões de CO2 ao longo de toda a sua vida útil.