Empresa Britânica Projeta Primeira Garrafa de Vinho em Papel Reciclado

Como alternativa ecológica às embalagens de vidro, a nova garrafa de vinho em papel reciclado promete diminuir emissão de carbono em até 84%

Caso você não saiba, o vidro tem grande responsabilidade na pegada de carbono do vinho. Isso acontece porque a produção de garrafas de vidro consome muita energia e contribui fortemente para o aquecimento global. Pensando em mudar este panorama, a empresa britânica de embalagens sustentáveis ​​Frugalpac lançou a primeira garrafa de vinho em papel reciclado, a Frutal Bottle.

De acordo com o presidente-executivo da Frugalpac, Malcolm Waugh, a missão da empresa é projetar, desenvolver e fornecer embalagens sustentáveis.

“Recebemos um feedback fantástico de pessoas que experimentaram a Frugal Bottle. Além dos benefícios ambientais superiores, parece e se sente como nenhuma outra garrafa que já se viu”

Frugal Bottle, a garrafa de vinho em papel reciclado

A garrafa tem seu exterior feito de papelão 94% reciclado e, por dentro, apresenta  um revestimento plástico biodegradável, preservando o líquido para mantê-lo refrigerado. Além disso, seu revestimento interno é removível, o que facilita sua reciclagem. 

Ela é até cinco vezes mais leve que uma garrafa de vidro. Sua pegada de carbono até seis vezes menor do que uma garrafa de plástico e a hídrica, quatro vezes mais baixa do que garrafas de vidro. 

Divulgação/Frugalpac

Segundo Waugh, o modelo de negócios da Frugalpac é fornecer máquinas Frugal Bottle para produtores de vinho ou empresas de embalagem. Dessa forma, as emissões de carbono serão substancialmente diminuídas. “Os materiais podem ser adquiridos localmente através das impressoras de papelão existentes para dar o máximo de liberdade de design e a melhor oferta comercial”, afirma.

Inovação de Sucesso

Divulgação/Frugalpac

O primeiro cliente a usar a Frugal Bottle é a vinícola italiana Cantina Goccia, da região da Umbria, para envasar o 3Q, um blend de Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon. Além da vinícola, a empresa tem recebido pedidos de cadeias de supermercados e grupos de hotelaria não só do Reino Unido, como de vários outros países da europa, como Dinamarca e Holanda.

O Waugh diz que a Frugal Bottle oferece um grande diferencial para o setor global de vinhos e destilados por meio de um design diferenciado e benefícios sustentáveis ​​positivos. “Queremos oferecer ótimos vinhos e destilados em embalagens inovadoras, ao mesmo tempo em que ajudamos nossos clientes e consumidores a reduzir seu impacto no meio ambiente”, garante.

Divulgação/Frugalpac

Embalagens de Papel e o Futuro do Mercado de Bebidas

A indústria avançou bastante na busca de soluções para melhorar as garrafas de papel, tornar menor a pegada de carbono e produzir menos lixo. 

Divulgação/Carlsberg

Exemplo disso é a marca de cerveja Carlsberg, que mostrou ao mundo dois protótipos de sua Green Fiber Bottle: o primeiro tinha uma fina barreira de PEF (bioplástico de polietileno furanoato), polímero constituído de matéria-prima 100% biológica. O segundo era de PET, porém, o objetivo da Carlsberg, no entanto, é chegar a uma garrafa 100% biológica, sem o uso de qualquer polímero.

Divulgação/Diageo

Já a gigante Diageo, recentemente anunciou o lançamento de seu uísque mais popular, o Johnnie Walker, em garrafas produzidas com fibras vindas de plantações sustentáveis e renováveis de árvores. De acordo o grupo, a embalagem é a primeira garrafa de papel 100% livre de plástico em sua confecção.

A embalagem foi projetada para conter uma variedade de produtos líquidos e fará parte do compromisso da empresa com a meta “12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas” de consumo e produção responsáveis.

Leia Também

No post here!