fbpx
Continua após a publicidade..

Projeto de Proteção aos Botos Garante Oscar da Ecologia para Brasileiro

O projeto de proteção aos botos é realizado há mais de 10 anos no Rio Grande do Sul
Continua após a publicidade..

O biólogo Pedro Fruet recebeu, este ano, o prêmio internacional Whitley Award, devido seu trabalho em prol da conservação da biodiversidade, com projeto de proteção aos botos no Rio Grande do Sul.

O prêmio, conhecido como “Oscar de Ecologia” rendeu ao biólogo — que atua há mais de 10 anos no projeto — o valor de R$300 mil, que segundo ele, será utilizado para avançar no trabalho de proteção aos mamíferos aquáticos.

Projeto de Proteção Aos Botos: Como Funciona?

É de extrema importância que existam mais projetos de proteção aos botos

Na região do Estuário da Lagoa dos Patos foi desenvolvida uma área de proteção ao botos pelo biólogo, visto a intensidade da pesca no local. Para isso o gaúcho estudou o comportamento dos mamíferos, além de monitorar atividade ilegal dos pescadores.

Entre as novas propostas para o projeto de proteção aos botos, através dos recursos conquistados com o Whitley Award, Pedro pretende buscar alternativas sustentáveis aos pescadores, que por motivos de renda, acabam colocando a espécie sob ameaça de extinção.

Meio Ambiente, noticias Rio Grande do Sul

Além disso, o biólogo também almeja o desenvolvimento de um aplicativo para denúncias de pescas ilegais na área, a fim de proteger não só as espécies de botos, mas também toda a biodiversidade local.

Oficinas de capacitação com professores e guias turísticos da região para reforçar o trabalho de conscientização da preservação das zonas costeiras e marinhas, também estão entre os planos de Pedro.

Prêmio Whitley Award

Realizado anualmente pela Whitley Fund for Nature (WFN), o prêmio internacional reconhece líderes profissionais, que atuam na conservação da biodiversidade.

Para a escolha das personalidades, uma avaliação minuciosa é feita por um painel acadêmico especializado, a fim de destacar as contribuições à conservação da vida selvagem com foco na Ásia, África e América Latina.

Além do apoio financeiro, o Whitley Award também garante treinamento em mídia e expressão verbal aos vencedores.

Ameaça Aos Botos

Na região do Estuário da Lagoa dos Patos foi desenvolvida uma área de proteção ao botos pelo biólogo

É de extrema importância que existam mais projetos de proteção aos botos, pois a pesca ilegal na região do Estuário da Lagoa dos Patos vem colocando a espécie de botos-de-Lahille em risco de extinção.

Continua após a publicidade..

Pescadores utilizam redes para captar os mamíferos, que acabam sendo utilizados como isca para outras pescas, como a do peixe piracatinga, por exemplo, já que a carne do boto não é comestível.

Além da pesca, os cetáceos também sofrem ameaças de atropelamentos por embarcações, captura acidental e poluição.

 Conheça mais sobre o trabalho do biólogo:

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.