fbpx
Continua após a publicidade..

Refrigerador Feito de Bambu Combate as Mudanças Climáticas

A empresa francesa AREP, desenvolveu um modelo de ar condicionado alternativo e que faz um uso eficiente de energia a partir do bambu para resfriar o ambiente.
Continua após a publicidade..

A ameaça contínua da mudança climática fez com que muitos designers tomassem providência. Enfrentando as inevitáveis tempestades prolongadas, inundações e ondas de calor recorrentes, as cidades costeiras e regiões secas se fazem especialmente vulneráveis ​​aos efeitos das mudanças climáticas.

O Vietnã é especialmente afetado por ondas de calor, sendo os eventos climáticos mais fortes e cíclicos da cidade. Com o excesso de calor aumentando a necessidade de ar frio, os aparelhos de ar condicionado estão constantemente consumindo grandes quantidades de energia para resfriar as cidades e liberando gás refrigerante durante este processo, contribuindo diretamente com a crise climática.

Meio Ambiente, noticias

Seguindo sugestões da Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul de 2021, chamada de “Construindo uma Cidade Resiliente”, a empresa francesa AREP, que trabalha em várias áreas, projetou um dispositivo de resfriamento inovador e que utiliza de forma eficiente a energia para trazer uma solução sustentável, de pouca tecnologia e acessível para combater a crise climática. Com um formato hiperbolóide projetado para a estabilidade de sua estrutura, o dispositivo de resfriamento se destaca como sendo uma torre de bambu que resfria naturalmente o ar por meio do princípio adiabático usando “o frescor natural da água”.

Ao explicar esse processo de resfriamento, os arquitetos por trás desta torre de bambu descrevem: “Para evaporar, a água precisa de energia, que é ‘absorvida’ do calor do ar do ambiente, gerando assim o efeito de resfriamento”. De forma mais simples, a empresa argumenta que o processo pode ser comparado a chegar mais próximo a uma piscina ao ar livre em um dia de verão – quanto mais perto você chega, mais frio fica o ar.

refrigerador feito de bambu

Tendo sido inspirada no artesanato local da cidade, essa estrutura hiperbolóide de bambu está localizada em Hanói, no Vietnã, onde vilas de artesanato se especializam em bambu, seda e cerâmica, entre outros ramos de negócios. Contando com métodos sustentáveis ​​de construção e funcionamento, a AREP projetou um dispositivo de resfriamento que pode ser construído de forma responsável, dispondo de recursos locais abundantes.

Como funciona o refrigerador feito de bambu?

Por depender do princípio adiabático para seu funcionamento, a torre de bambu apresenta uma grade formada por seus postes principais que transferem água por meio da gravidade. Então, “em seu centro, está instalado um ‘soprador que leva o ar quente de cima e o empurra para baixo, à mesma altura dos seres humanos. Ao passar pela água duas vezes, o ar é resfriado naturalmente pelo princípio adiabático”.

Continua após a publicidade..
Meio Ambiente, noticias

Ao criar seu próprio modelo digital de parâmetros BIM (Modelagem de informações para construção) para as tarefas deste protótipo, a companhia AREP visualiza o uso deste aparelho de resfriamento inovador em climas mais secos, como perto da bacia do Mediterrâneo ou no golfo, em praças públicas, em ruas de pedestres ensolaradas e construções maiores, como estações de trem.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

Conheça o Ar Condicionado que Funciona Apenas com Energia Solar

Turbinas Eólicas de Eixo Vertical Que Resistem a Furacões

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.