O Governo do Reino Unido pretende acelerar a transição do transporte rodoviário de mercadorias para “emissões zero”.
Com fios elétricos suspensos e bateria, os caminhões podem chegar ao destino sem emitir poluição. Entre os projetos a serem testados, está em análise um estudo de viabilidade para construir estradas elétricas, isto é, que recarrega a bateria dos veículos em movimento.
A tecnologia da Siemens Mobility, já utilizada em outros países, ajudará a reduzir as emissões, conectando caminhões às estradas. Os caminhões são equipados com uma bateria, para que eles possam se desconectar dos cabos aéreos e chegar ao seu destino sem poluir, enquanto são alimentados por eletricidade.
A tecnologia, batizada de eHighways, possibilita “reduzir o uso de combustíveis fósseis e os custos operacionais de caminhões, eliminando ao mesmo tempo as emissões locais, como CO2 e óxidos de nitrogênio”, afirma a companhia Siemens.
No Reino Unido, eles estão implementando novas iniciativas para projetar e desenvolver veículos pesados de mercadorias (HGVs) de baixo custo que também serão ecologicamente corretos. Eles planejam tornar estes veículos disponíveis em todo o país, bem como desenvolver uma infraestrutura de abastecimento em todo o país.