fbpx
Continua após a publicidade..

Nova Tecnologia Já Coletou 9 Toneladas de Lixo Plástico do Oceano 

Foram coletadas 9 toneladas de lixo plástico através do sistema da Ocean Cleanup, apenas no primeiro teste realizado no Oceano Pacifico.
Continua após a publicidade..

Há pouco mais de 10 anos, Boyan Slat fez um anúncio sobre uma ideia para remover o plástico dos oceanos pelo mundo, por isso fundou a Ocean Cleanup, uma organização filantrópica que quer retirar pelo menos 90% do plástico que está flutuando nos oceanos até 2040.

Toda a equipe da Ocean Cleanup tem total ciência que essa é uma meta extremamente ambiciosa, mas a principal motivação de todos é o fato de que sabem que essa é uma urgência.

Maersk e The Ocean CleanUp desenvolvem tecnologia para limpar rios e  oceanos - Transporte Moderno

É exatamente por conta de toda essa vontade presente em cada um dos membros, que a pesquisa não parou desde o seu lançamento, trabalhando sempre em novas tecnologias e o trabalho para a retirada do plástico.

O início da coleta de lixo plástico dos oceanos

O primeiro resultado da pesquisa foi um dispositivo que realiza a captura de lixo plásticos, e foi testado em 2018. O grande problema é que ele não funcionou como todos esperavam.

Em 2019, outra tecnologia foi testada, e dessa vez foi capaz de coletar uma grande quantidade de plástico, mas isso não foi o suficiente, já que a Ocean Cleanup percebeu que seriam necessárias vários desses projetos para que o objetivo fosse atingido.

É exatamente por isso, que nos últimos 2 anos todo o esforço da equipe ficou no novo sistema, que ganhou o apelido de Jenny, mas também existem aqueles que o chamam de System 002.

Dispositivo de limpeza de plástico está recolhendo lixo plástico na grande porção de  lixo do pacífico- Ecotap

Esse por sua vez, é diferente de todos os outros, já que sua captura é passiva e, é feita de uma grande linha flutuante com 2 barcos em cada um dos lados. A linha presente é puxada por ambos os barcos, e formam um funil em uma rede que armazena todo o plástico que estiver flutuante. 

Em conjunto com uma inteligência artificial, a Ocean Cleanup faz a localização de concentração de plástico flutuante, e junto com o sistema vai até à área poluída. Conforme os barcos puxam as linhas em uma velocidade de 1,5 nós, a própria correnteza marítima auxilia na remoção do plástico para a rede.

No momento em que a rede fica cheia, o plástico é direcionado a um dos barcos, e a rede vazia retorna o processo de recolhimento   nos oceanos.

Como funciona a tecnologia para limpeza dos oceanos?

O novo sistema passou por um teste há algumas semanas na ilha de plástico, que fica no Oceano Pacifico, e em um unico teste coletou 9 toneladas de plástico: 

Ocean Cleanup

“Santa mãe de Deus! Tudo funcionou!!!”, comemorou Boyan Slat nas redes sociais.

Continua após a publicidade..

Além de coletar o plástico, um dos problemas encontrados nos testes anteriores era levar os resíduos coletados  a terra firme, e nesse isso foi resolvido!

Em um comunicado, a Ocean Cleanup informou que 9 toneladas de plástico foram removidos do Oceano Pacifico, provando de uma vez por todas que o plástico pode ser removido dos oceanos.

De acordo com os cálculos, será preciso pelo menos 10 Jennys para remover 50% da Grande Mancha de Lixo do Oceano Pacifico em até 5 anos.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.