No cenário atual, em que as bicicletas elétricas estão ganhando cada vez mais espaço em nossos meios de transporte, uma empresa francesa chamada Éclair decidiu ir além. A startup francesa está desenvolvendo uma e-bike alimentada por inteligência artificial (IA), tendência emergente em vários segmentos da indústria.
A e-bike da Éclair não é apenas mais uma bicicleta com motor elétrico acoplado. Ela recorre à tecnologia para aprimorar a experiência do ciclista, aprendendo os seus hábitos e ajustando de forma automatizada o grau de assistência da propulsão elétrica. Com essa tecnologia, a bicicleta é capaz de fornecer o nível de potência correto conforme o estilo de pilotagem do ciclista. Isso normalmente precisa ser ajustado manualmente em outras bicicletas, seja por meio de botões físicos ou aplicativos.
O sistema de IA da Éclair, denominado eBikeOS, aprende com base nos hábitos do condutor e fornece assistência adaptativa de acordo com o terreno percorrido e outros parâmetros. Como ele é capaz de prever o que o ciclista precisa em tempo real, a e-bike evita a necessidade de ajustes extras ou de alteração entre diferentes modos de condução.
No momento da partida, por exemplo, a e-bike utiliza todo o potencial do motor para diminuir o esforço inicial do ciclista. Em descidas, o sistema adapta o fornecimento de potência para preservar a carga da bateria. Esse avanço foi possível graças à parceria da startup com a eBikeLabs, responsável pelo sistema alimentado por IA usado no veículo.
A Éclair ressalta, porém, que a e-bike ainda está em fase de desenvolvimento, e que mais detalhes sobre especificações, recursos e preço serão divulgados nas próximas semanas.