Em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, as pessoas já podem realizar a trocar de lixo reciclável por créditos e descontos para diversos gastos públicos, através de um projeto denominado como “Deixaki”.
O Deixai foi idealizado, por meio de uma parceria entre as marcas Colgate-Palmolive, Ambev e Suzano, a fim de estimular o hábito da reciclagem, diminuindo a quantidade de resíduos dispostos nos aterros da cidade, inclusive, fortalecer a economia circular.
Para o desenvolvimento do ecoponto, uma espécie de contêiner onde a troca de recicláveis é feita, as empresas contrataram a Triciclo, responsável por criar o sistema automatizado drop ‘n’ go.
Funcionamento do Deixaki com a Troca de Recicláveis
O interessado em garantir créditos e descontos com a troca de recicláveis, deve primeiramente baixar no smartphone, o aplicativo Triciclo.
Neste app são disponibilizadas opções de ecobags retornáveis para garantir o descarte correto dos materiais nas estações Deixaki.
As estações do Deixaki são compostas por grandes gavetas, que contêm as especificações de cada material que pode ser depositado em seu interior.
Além disso, essas gavetas possuem QR Code, que devem ser escaneado pelo aplicativo Triciclo antes de realizar a troca de recicláveis.
Logo após, o Deixaki verifica o peso dos materiais e o converte em tricoins, as moedas de troca do programa que garantem créditos e descontos exclusivos.
Materiais que equivalem a tricoins
Os materiais que podem ser depositados nesses ecopontos, a fim de se transformarem em tricoins são:
· Vidro
· Alumínio
· Papel
· Papelão
· Embalagens em geral
Já, resíduos tóxicos, madeira, objetos cortantes, lâmpadas, tintas, espelhos, cerâmica, isopor, pilhas e baterias não devem ser dispostos no contêiner Deixaki.
Tricoins
Os tricoins, moedas virtuais garantidas na troca de recicláveis, podem ser utilizados em descontos para bilhetes de transporte público, livrarias, recarga de celular, inclusive para abatimento na conta de energia Ecoenel.
Veja com depositar a ecobag no Deixaki: